É O JUDEU (e não o não-judeu) QUEM DEFINE O QUE É JUDEU E QUEM É JUDEU.

É O JUDEU (e não o não-judeu) QUEM DEFINE O QUE É JUDEU E QUEM É JUDEU.
OS JUDEUS SÃO OS QUE SABEM QUEM É JUDEU E QUEM NÃO O É.
É O JUDEU (e não o não-judeu) QUEM DEFINE O QUE É JUDEU E QUEM É JUDEU.

http://www.pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/1216626/jewish/Quem-Judeu.htm


______________________________________________________________________________


[Blog (todo) revisado em 17/10/13.]

"[Em breve,] toda a Terra estará repleta do conhecimento de HASHEM, assim como as águas cobrem o mar."
- Ieshaiáhu (Livro Judaico do Profeta Judeu Isaías) 11:9

A vida é um aprendizado para todos, sem exceção, sempre, e para sempre. E se aprende ou pelo amor ou pela dor.
- O Blog

"O judaísmo identifica-se como um ato de D-us na história da humanidade."
- Herman Wouk

"Os 10 Mandamentos foram uma revelação única na história da humanidade. [Ela foi] ouvida por todo o povo judeu (aproximadamente 3 milhões de pessoas) aos pés do Monte Sinai ... . Israel é o povo que revela a vontade de D-us. Tem por tarefa e objetivo ser o coração da humanidade, uma fonte de vida espiritual para os outros povos."
- Raphael Shammaho

"Feliz é a nação cujo D-us é HASHEM (a nação israelita), o povo que ELE escolheu para Sua propriedade. Pois D-us escolheu (os Filhos de) Yaacov para SI, (o povo de) Israel como Seu tesouro. Feliz é o povo cujo D-us é HASHEM."
- Tehilim (Livro Judaico dos Salmos) 33:12; 135:4; 144:15

"Envia Tua luz e Tua verdade, que elas me conduzam; elas me trarão ao Teu santo monte [o Judaísmo] e ao Teu tabernáculo [a Torá]. Então ... eu Te louvarei ..., ó D-us, meu D-us!"
- Tehilim (Livro Judaico dos Salmos) 43:3, 4

domingo, 24 de julho de 2011

Reflexão sobre mashiach

● Qual é a função do mashiach? Que papel desempenha o mashiach?
Rei.

“Rejubila-te com todo teu ser, ó filha de Tsión! Clama com alegria, ó filha de Jerusalém! Eis que para ti se encaminha teu justo rei, triunfante por suas vitórias, mas ao mesmo tempo comportando-se com humildade, [como que] cavalgando um filhote de jumento.”
Zechariá (Zacarias) 9:9

● Qual é o propósito do reino do mashiach?
Reunir todo o Povo de D’us para governá-los.

“Aproximam-se os dias – diz [ADONAI*] – quando escolherei, dentre os rebentos de David, um justo que os governará como rei, que prosperará e saberá praticar justiça e retidão na terra. Em seus dias Judá será redimida e Israel viverá em segurança, e o nome pelo qual será chamado significará ‘[ADONAI*] é nossa retidão’. Por isso, aproximam-se os dias – diz [ADONAI*] – em que não mais se jurará pelo Nome de [ADONAI*], que retirou os filhos de Israel da terra do Egito, mas sim: ‘Assim como vive [ADONAI*], que retirou e trouxe de volta a semente da Casa de Israel da terra do norte e de todos os países para onde os tinha dispersado, fazendo-os habitar (novamente) em sua terra.’”
Irmiáhu (Jeremias) 23:5-8

“A palavra de [ADONAI*] veio a Jeremias, dizendo: Assim disse [ADONAI*], o Deus de Israel: Escreve todas as palavras que te falei em um livro. Porque aproximam-se os dias – diz [ADONAI*] – em que Me voltarei para os [dispersos] de Meu povo, Israel e Judá – disse [ADONAI*] – e os farei retornar à terra que dei a seus pais e eles hão de possuí-la.
E estas são as palavras que [ADONAI*] falou a respeito de Israel e de Judá. E servirá a [ADONAI*], e [ao mashiach, descendente de] David, o rei que para eles estabelecerei. Por isto, não temas, ó Jacob, Meu servo – diz [ADONAI*] – nem te desesperes, ó Israel, pois hei de salvar-te, e contigo tua semente, do lugar longínquo onde estás; e Jacob voltará a estar tranqüilo e ninguém lhe causará temor. Seu príncipe será um dentre eles mesmos e seu governante sairá de seu meio; farei com que se acerque e se aproxime de Mim, pois quem comprometeu seu coração de buscar a Mim? – diz [ADONAI*]. – Assim, sereis Meu povo e Eu serei vosso Deus! Naquele tempo – diz [ADONAI*] – serei o Deus de todas as famílias de Israel, e eles serão o Meu povo.”
Irmiáhu (Jeremias) 30:1-4, 9, 10, 21, 22, 25
“Assim disse [ADONAI*] que tudo faz acontecer; [ADONAI*] que tudo cria e determina - [ADONAI*] é o Seu Nome: Eis que lhe (a Jerusalém) trarei cura e recuperação, hei de curar seus habitantes e revelar-lhes a abundância da paz e a serenidade da verdade. Farei retornar os [dispersos] de Judá e de Israel, e os restaurarei como no passado. Hei de purificá-los de toda a iniquidade que praticaram, pecando contra Mim, e os perdoarei por seus pecados e por suas transgressões contra Mim. E isto será para Mim um renome que significará regozijo, louvor e glória, e assim será também para todas as nações da terra que tomarem conhecimento de todo o bem que lhes fiz, e estremecerão ante a dimensão deste bem e da paz que lhe (a Jerusalém) proporcionei. Aproximam-se os dias – diz [ADONAI*] – em que tornarei realidade a boa palavra que pronunciei em relação à Casa de Israel e à Casa de Judá. Naqueles dias, nesta época, farei com que da semente de David brote um rebento pleno de retidão, que saberá praticar justiça e retidão nesta terra. Naqueles dias, Judá será redimida e Jerusalém viverá em segurança, e o nome pelo qual ela (Jerusalém) será chamada significará ‘[ADONAI*] é nossa retidão’. Pois assim disse [ADONAI*]: Não faltará na descendência de David um homem para sentar no trono da Casa de Israel. Assim disse [ADONAI*]: Se puderdes anular Minha aliança para com o dia e a noite, de modo que não mais existam o dia e a noite, só então poderá ser rompida Minha aliança com Meu servo David, de modo que não venha a ter um descendente [o mashiach] para ascender ao seu trono... Assim disse [ADONAI*]: Somente se fosse anulada Minha aliança com o dia e a noite, bem como as leis que estabeleci para o céu e a terra, Eu rejeitaria a semente de Jacob e a de Meu servo David... farei retornar seus [dispersos] e Me compadecerei deles.”
Irmiáhu (Jeremias) 33:2, 6-9, 14-17, 20, 21, 25, 26

“Porque assim disse [ADONAI*] Deus: Eis que Eu mesmo buscarei Minhas ovelhas e as reunirei. ...Reunirei Minhas ovelhas e as livrarei de todos os lugares para onde foram dispersas, ... e as recolherei dentre os povos de sua dispersão, as trarei dos países para onde foram, voltarei a reuni-las em sua própria terra... e sobre elas porei um pastor que delas cuidará – Meu servo [mashiach, filho de] David as apascentará e será o seu pastor [secundário]! E Eu , [ADONAI*], serei seu Deus, e Meu servo [mashiach, filho de] David será seu príncipe, pois Eu, [ADONAI*], assim o determinei. E saberão que Eu, [ADONAI*], seu Deus, estou em seu meio, e que eles, a Casa de Israel, são o Meu povo – diz [ADONAI*] Deus. – Quanto a vós, ó ovelhas Minhas, ovelhas do Meu pasto, sois [as pessoas] de meu povo, e Eu sou o vosso Deus – diz [ADONAI*] Deus.”
Iechezkel (Ezequiel) 34:11-13, 23, 24, 30, 31

“E a palavra de [ADONAI*] veio a mim, dizendo: Ó filho do homem! Quando a Casa de Israel vivia em sua própria terra, profanaram-na pelos caminhos que escolheram e por seus atos. ... Por isto, derramei sobre eles Minha ira pelo sangue que verteram sobre a terra, e pela profanação que praticaram com seus ídolos. Eu os espalhei entre as nações, e foram dispersos entre os países. Julguei-os conforme seus caminhos e de acordo com suas ações. E quando chegaram às nações para onde foram, novamente profanaram Meu santo Nome, fazendo com que deles dissessem: ‘Estes são o povo de [ADONAI*], que foram por ELE expulsos de sua terra.’ Mas Eu Me compadeci pelo Meu santo Nome, embora a Casa de Israel o tivesse profanado entre as nações para onde foi. Portanto, proclama à Casa de Israel: Assim disse [ADONAI*] Deus: Não é por vós que o faço, ó Casa de Israel, mas pelo Meu santo Nome, que profanaste nas nações para onde foste. E santificarei Meu grande Nome perante as nações para onde foste e que em seu meio O profanaste. E as nações saberão que Eu sou [ADONAI*] – diz [ADONAI*] Deus – quando Eu for santificado por vós à vista de todos eles. Pois vos buscarei dentre todas as nações, vos recolherei de todos os países e vos trarei à vossa terra. Então aspergirei sobre vós água limpa, e sereis purificados... Dar-vos-ei também um novo coração... Porei em vós o Meu espírito, e farei com que saibais seguir Meus estatutos e cumprir Meus juízos. Vivereis na terra que dei a vossos pais; sereis o Meu povo e Eu serei o vosso Deus.”
Iechezkel (Ezequiel) 36:16-32

“Assim disse [ADONAI*] Deus: Eis que tomarei os filhos de Israel dentre as nações para onde foram, e os reunirei de todas as partes e os trarei de volta à sua própria terra;... e os purificarei,... e o Meu servo [mashiach, filho de] David será rei sobre todos eles, será seu único pastor [humano]; andarão nos Meus juízos e guardarão os Meus estatutos, e os cumprirão. E habitarão na terra que dei ao Meu servo Jacob, onde moraram os vossos pais, e nela voltarão a habitar eles, seus filhos e seus netos para sempre; e Meu servo [mashiach, filho de] David será seu príncipe para sempre. E farei com eles uma aliança de paz, e ela será uma aliança eterna com eles;... e porei para sempre Meu Santuário em seu meio. A Minha Morada estará sobre eles, e Eu serei o seu Deus e eles serão o Meu povo. E as nações saberão que Eu sou [ADONAI*] que santifica Israel, quando o Meu Santuário estiver no meio deles para sempre.”
Iechezkel (Ezequiel) 37:21, 23-28

“E acontecerá que, naquele dia,... vós, filhos de Israel, sereis recolhidos [das nações] um a um! E nesse dia será tocado um grande Shofar,... e virão adorar [ADONAI*] no sagrado monte de Jerusalém.”
Ieshaiáhu (Isaías) 27:12, 13

● Qual é o diferencial do reino do mashiach?
Estabelece para sempre a paz e o Conhecimento e Adoração de Hashem no mundo inteiro.

“[Eu, Deus,] destruirei qualquer carruagem de guerra de Efráim, e eliminarei todo cavalo de combate de Jerusalém; será destruído o arco de batalha, e [mashiach] falará somente de paz às nações.”
Zechariá (Zacarias) 9:10“Palavras proféticas pronunciadas por Isaías bem Amóts, a respeito de Judá e Jerusalém. E ocorrerá... que [ao] Monte da Casa de [ADONAI*]... afluirão todas as nações. A ele irão muitos povos e dirão: ‘Vinde e ascenderemos à montanha de [ADONAI*], à Casa do Deus de Jacob! ELE nos ensinará Seus caminhos e por eles seguiremos, pois de Tsión virá o ensinamento da Torá e de Jerusalém a palavra de [ADONAI*]!’ ELE orientará as causas entre as nações e estabelecerá Suas decisões entre muitos povos. Converterão então suas espadas em arados e suas lanças em foices. E cada nação não levantará contra outra sua espada, e não mais aprenderão a arte da guerra.”
Ieshaiáhu (Isaías) 2:1-4

“Um rebento [o mashiach] sairá do tronco de Ishai [Jessé] e um ramo de suas raízes brotará. Com justiça e equidade há de julgar... Com a majestade de suas palavras e o alento de sua boca, destruirá os ímpios. Com retidão se cobrirá, e fidelidade o revestirá. Não causarão dano e nada destruirão... porque a terra estará repleta do conhecimento de [ADONAI*], como as águas cobrem o mar. E o descendente de Ishai [o mashiach] será como um estandarte para todos os povos. A ele acorrerão todas as nações, e será glorioso o lugar de sua moradia [Jerusalém]. Erguerá [Deus] um estandarte [o mashiach] para as nações, congregará os dispersos de Israel e ajuntará aqueles de Judá que estiverem espalhados pelos quatro cantos da terra.”
Ieshaiáhu (Isaías) 11:1, 4, 5, 9-12

“Em verdade, a terra será preenchida com o conhecimento da glória de [ADONAI*], assim como as águas cobrem os abismos do mar.”
Chabacuc 2:14

● Segue ao Reino Messiânico alguma Manifestação Divina?
Sim: o Fim da morte, a Ressurreição dos (de todos os) mortos, e o fim da maldade, do sofrimento, da doença e da dor, e mesmo a paz no reino animal.

“[Destruirá] a morte para sempre e enxugará as lágrimas de todas as faces... pois assim determinou [ADONAI*]. E neste dia será anunciado: ‘Este é nosso Deus, por quem esperávamos para nos salvar; este é [ADONAI*] que aguardávamos, e nos alegraremos e rejubilaremos por Sua salvação.’”
“Reviverão teus mortos. Os cadáveres de meu povo voltarão a se erguer. Despertai e cantai, ó vós que estais no pó”.
“E abrir-se-ão os olhos dos cegos e desobstruir-se-ão os ouvidos dos surdos. Então o coxo saltará como um gamo e cantará a língua do que era mudo;... e retornarão os que foram redimidos por [ADONAI*]; virão com cânticos a Tsión e uma alegria eterna sobre eles pairará; terão para sempre gozo e regozijo, e a angústia e a dor deles se afastarão.”
“E retornarão os resgatados de [ADONAI*], e virão com cânticos a Tsión, e alegria eterna pairará sobre eles, alegria e júbilo obterão, e tristeza e aflição hão de desaparecer.”
“Vos alegrareis e rejubilareis para sempre em tudo que foi por Mim criado, pois tornarei Jerusalém uma fonte de regozijo e, seu povo, um repositório de alegria. E Eu Me rejubilarei em Jerusalém e terei alegria em Meu povo; e nela [Jerusalém] nunca mais se ouvirá o som de prantos nem de lamentos. O lobo e o cordeiro se alimentarão juntos, e o leão comerá palha como o gado; a poeira será o alimento da serpente. Não ferirão nem destruirão em todo o Meu santo Monte – diz [ADONAI*].”
Ieshaiáhu (Isaías) 25:8, 9; 26:19; 35:1-6, 10; 51:11; 65:18, 19, 25 (cf. 11:6-9)

Agora, você, leitor, que acredita que Jesus é o mashiach (messias), responda francamente: Jesus foi Rei? Jesus teve um Reino? Jesus reinou sobre o Povo de D’us? Jesus estabeleceu no mundo todo a paz eterna? Jesus fez toda a humanidade conhecer a Verdade sobre Hashem para adorá-LO? Está o mundo testemunhando a Ressurreição dos (de todos os) mortos? Já deixaram de existir a maldade, o sofrimento, a doença, a dor e a morte? O mundo animal voltou à sua condição edênica?
A sua resposta deveria ser: NÃO.
É por isso que os judeus e os noarridas (noahides) ainda aguardam ansiosamente a vinda do mashiach, como declara o 13º Princípio da Fé Judaica:
“Creio que até agora o mashiach (Rei judeu) não veio, mas creio plenamente que ele ainda virá e, por mais que demore, esperarei todos os dias a sua chegada. Creio plenamente que o mashiach reunirá todo o Povo Judeu para viver para sempre na Terra de Israel.”

Todos os versículos são da Bíblia Hebraica por David Gorodovits e Jairo Fridlin, Editora & Livraria Sêfer, 2006.

* Ocorrências do "NOME" (na verdade, da REFERÊNCIA ou ALUSÃO) DO AQUILO INFINITO. ESTE "NOME" é cognominado de “Tetragrama”, “que tem quatro letras”. Estas letras são Y, H, V, H. ESTE "NOME" ocorre 6.823 vezes no hebraico da bíblia Judaica ou Tanach. É necessário saber que não devemos dizer ESTE "NOME", pronunciando-o como escrito. ESTE "NOME" tem de ser pronunciado (na leitura bíblica e de rezas) como ADONAI (= MEU MESTRE). Quando nos referimos ao AQUILO INFINITO pelo Seu "NOME" (REFERÊNCIA/ALUSÃO) Particular (fora da leitura bíblica e de rezas), O chamamos HASHEM (= O NOME).