É O JUDEU (e não o não-judeu) QUEM DEFINE O QUE É JUDEU E QUEM É JUDEU.

É O JUDEU (e não o não-judeu) QUEM DEFINE O QUE É JUDEU E QUEM É JUDEU.
OS JUDEUS SÃO OS QUE SABEM QUEM É JUDEU E QUEM NÃO O É.
É O JUDEU (e não o não-judeu) QUEM DEFINE O QUE É JUDEU E QUEM É JUDEU.

http://www.pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/1216626/jewish/Quem-Judeu.htm


______________________________________________________________________________


[Blog (todo) revisado em 17/10/13.]

"[Em breve,] toda a Terra estará repleta do conhecimento de HASHEM, assim como as águas cobrem o mar."
- Ieshaiáhu (Livro Judaico do Profeta Judeu Isaías) 11:9

A vida é um aprendizado para todos, sem exceção, sempre, e para sempre. E se aprende ou pelo amor ou pela dor.
- O Blog

"O judaísmo identifica-se como um ato de D-us na história da humanidade."
- Herman Wouk

"Os 10 Mandamentos foram uma revelação única na história da humanidade. [Ela foi] ouvida por todo o povo judeu (aproximadamente 3 milhões de pessoas) aos pés do Monte Sinai ... . Israel é o povo que revela a vontade de D-us. Tem por tarefa e objetivo ser o coração da humanidade, uma fonte de vida espiritual para os outros povos."
- Raphael Shammaho

"Feliz é a nação cujo D-us é HASHEM (a nação israelita), o povo que ELE escolheu para Sua propriedade. Pois D-us escolheu (os Filhos de) Yaacov para SI, (o povo de) Israel como Seu tesouro. Feliz é o povo cujo D-us é HASHEM."
- Tehilim (Livro Judaico dos Salmos) 33:12; 135:4; 144:15

"Envia Tua luz e Tua verdade, que elas me conduzam; elas me trarão ao Teu santo monte [o Judaísmo] e ao Teu tabernáculo [a Torá]. Então ... eu Te louvarei ..., ó D-us, meu D-us!"
- Tehilim (Livro Judaico dos Salmos) 43:3, 4

domingo, 24 de julho de 2011

Reflexão sobre mashiach

● Qual é a função do mashiach? Que papel desempenha o mashiach?
Rei.

“Rejubila-te com todo teu ser, ó filha de Tsión! Clama com alegria, ó filha de Jerusalém! Eis que para ti se encaminha teu justo rei, triunfante por suas vitórias, mas ao mesmo tempo comportando-se com humildade, [como que] cavalgando um filhote de jumento.”
Zechariá (Zacarias) 9:9

● Qual é o propósito do reino do mashiach?
Reunir todo o Povo de D’us para governá-los.

“Aproximam-se os dias – diz [ADONAI*] – quando escolherei, dentre os rebentos de David, um justo que os governará como rei, que prosperará e saberá praticar justiça e retidão na terra. Em seus dias Judá será redimida e Israel viverá em segurança, e o nome pelo qual será chamado significará ‘[ADONAI*] é nossa retidão’. Por isso, aproximam-se os dias – diz [ADONAI*] – em que não mais se jurará pelo Nome de [ADONAI*], que retirou os filhos de Israel da terra do Egito, mas sim: ‘Assim como vive [ADONAI*], que retirou e trouxe de volta a semente da Casa de Israel da terra do norte e de todos os países para onde os tinha dispersado, fazendo-os habitar (novamente) em sua terra.’”
Irmiáhu (Jeremias) 23:5-8

“A palavra de [ADONAI*] veio a Jeremias, dizendo: Assim disse [ADONAI*], o Deus de Israel: Escreve todas as palavras que te falei em um livro. Porque aproximam-se os dias – diz [ADONAI*] – em que Me voltarei para os [dispersos] de Meu povo, Israel e Judá – disse [ADONAI*] – e os farei retornar à terra que dei a seus pais e eles hão de possuí-la.
E estas são as palavras que [ADONAI*] falou a respeito de Israel e de Judá. E servirá a [ADONAI*], e [ao mashiach, descendente de] David, o rei que para eles estabelecerei. Por isto, não temas, ó Jacob, Meu servo – diz [ADONAI*] – nem te desesperes, ó Israel, pois hei de salvar-te, e contigo tua semente, do lugar longínquo onde estás; e Jacob voltará a estar tranqüilo e ninguém lhe causará temor. Seu príncipe será um dentre eles mesmos e seu governante sairá de seu meio; farei com que se acerque e se aproxime de Mim, pois quem comprometeu seu coração de buscar a Mim? – diz [ADONAI*]. – Assim, sereis Meu povo e Eu serei vosso Deus! Naquele tempo – diz [ADONAI*] – serei o Deus de todas as famílias de Israel, e eles serão o Meu povo.”
Irmiáhu (Jeremias) 30:1-4, 9, 10, 21, 22, 25
“Assim disse [ADONAI*] que tudo faz acontecer; [ADONAI*] que tudo cria e determina - [ADONAI*] é o Seu Nome: Eis que lhe (a Jerusalém) trarei cura e recuperação, hei de curar seus habitantes e revelar-lhes a abundância da paz e a serenidade da verdade. Farei retornar os [dispersos] de Judá e de Israel, e os restaurarei como no passado. Hei de purificá-los de toda a iniquidade que praticaram, pecando contra Mim, e os perdoarei por seus pecados e por suas transgressões contra Mim. E isto será para Mim um renome que significará regozijo, louvor e glória, e assim será também para todas as nações da terra que tomarem conhecimento de todo o bem que lhes fiz, e estremecerão ante a dimensão deste bem e da paz que lhe (a Jerusalém) proporcionei. Aproximam-se os dias – diz [ADONAI*] – em que tornarei realidade a boa palavra que pronunciei em relação à Casa de Israel e à Casa de Judá. Naqueles dias, nesta época, farei com que da semente de David brote um rebento pleno de retidão, que saberá praticar justiça e retidão nesta terra. Naqueles dias, Judá será redimida e Jerusalém viverá em segurança, e o nome pelo qual ela (Jerusalém) será chamada significará ‘[ADONAI*] é nossa retidão’. Pois assim disse [ADONAI*]: Não faltará na descendência de David um homem para sentar no trono da Casa de Israel. Assim disse [ADONAI*]: Se puderdes anular Minha aliança para com o dia e a noite, de modo que não mais existam o dia e a noite, só então poderá ser rompida Minha aliança com Meu servo David, de modo que não venha a ter um descendente [o mashiach] para ascender ao seu trono... Assim disse [ADONAI*]: Somente se fosse anulada Minha aliança com o dia e a noite, bem como as leis que estabeleci para o céu e a terra, Eu rejeitaria a semente de Jacob e a de Meu servo David... farei retornar seus [dispersos] e Me compadecerei deles.”
Irmiáhu (Jeremias) 33:2, 6-9, 14-17, 20, 21, 25, 26

“Porque assim disse [ADONAI*] Deus: Eis que Eu mesmo buscarei Minhas ovelhas e as reunirei. ...Reunirei Minhas ovelhas e as livrarei de todos os lugares para onde foram dispersas, ... e as recolherei dentre os povos de sua dispersão, as trarei dos países para onde foram, voltarei a reuni-las em sua própria terra... e sobre elas porei um pastor que delas cuidará – Meu servo [mashiach, filho de] David as apascentará e será o seu pastor [secundário]! E Eu , [ADONAI*], serei seu Deus, e Meu servo [mashiach, filho de] David será seu príncipe, pois Eu, [ADONAI*], assim o determinei. E saberão que Eu, [ADONAI*], seu Deus, estou em seu meio, e que eles, a Casa de Israel, são o Meu povo – diz [ADONAI*] Deus. – Quanto a vós, ó ovelhas Minhas, ovelhas do Meu pasto, sois [as pessoas] de meu povo, e Eu sou o vosso Deus – diz [ADONAI*] Deus.”
Iechezkel (Ezequiel) 34:11-13, 23, 24, 30, 31

“E a palavra de [ADONAI*] veio a mim, dizendo: Ó filho do homem! Quando a Casa de Israel vivia em sua própria terra, profanaram-na pelos caminhos que escolheram e por seus atos. ... Por isto, derramei sobre eles Minha ira pelo sangue que verteram sobre a terra, e pela profanação que praticaram com seus ídolos. Eu os espalhei entre as nações, e foram dispersos entre os países. Julguei-os conforme seus caminhos e de acordo com suas ações. E quando chegaram às nações para onde foram, novamente profanaram Meu santo Nome, fazendo com que deles dissessem: ‘Estes são o povo de [ADONAI*], que foram por ELE expulsos de sua terra.’ Mas Eu Me compadeci pelo Meu santo Nome, embora a Casa de Israel o tivesse profanado entre as nações para onde foi. Portanto, proclama à Casa de Israel: Assim disse [ADONAI*] Deus: Não é por vós que o faço, ó Casa de Israel, mas pelo Meu santo Nome, que profanaste nas nações para onde foste. E santificarei Meu grande Nome perante as nações para onde foste e que em seu meio O profanaste. E as nações saberão que Eu sou [ADONAI*] – diz [ADONAI*] Deus – quando Eu for santificado por vós à vista de todos eles. Pois vos buscarei dentre todas as nações, vos recolherei de todos os países e vos trarei à vossa terra. Então aspergirei sobre vós água limpa, e sereis purificados... Dar-vos-ei também um novo coração... Porei em vós o Meu espírito, e farei com que saibais seguir Meus estatutos e cumprir Meus juízos. Vivereis na terra que dei a vossos pais; sereis o Meu povo e Eu serei o vosso Deus.”
Iechezkel (Ezequiel) 36:16-32

“Assim disse [ADONAI*] Deus: Eis que tomarei os filhos de Israel dentre as nações para onde foram, e os reunirei de todas as partes e os trarei de volta à sua própria terra;... e os purificarei,... e o Meu servo [mashiach, filho de] David será rei sobre todos eles, será seu único pastor [humano]; andarão nos Meus juízos e guardarão os Meus estatutos, e os cumprirão. E habitarão na terra que dei ao Meu servo Jacob, onde moraram os vossos pais, e nela voltarão a habitar eles, seus filhos e seus netos para sempre; e Meu servo [mashiach, filho de] David será seu príncipe para sempre. E farei com eles uma aliança de paz, e ela será uma aliança eterna com eles;... e porei para sempre Meu Santuário em seu meio. A Minha Morada estará sobre eles, e Eu serei o seu Deus e eles serão o Meu povo. E as nações saberão que Eu sou [ADONAI*] que santifica Israel, quando o Meu Santuário estiver no meio deles para sempre.”
Iechezkel (Ezequiel) 37:21, 23-28

“E acontecerá que, naquele dia,... vós, filhos de Israel, sereis recolhidos [das nações] um a um! E nesse dia será tocado um grande Shofar,... e virão adorar [ADONAI*] no sagrado monte de Jerusalém.”
Ieshaiáhu (Isaías) 27:12, 13

● Qual é o diferencial do reino do mashiach?
Estabelece para sempre a paz e o Conhecimento e Adoração de Hashem no mundo inteiro.

“[Eu, Deus,] destruirei qualquer carruagem de guerra de Efráim, e eliminarei todo cavalo de combate de Jerusalém; será destruído o arco de batalha, e [mashiach] falará somente de paz às nações.”
Zechariá (Zacarias) 9:10“Palavras proféticas pronunciadas por Isaías bem Amóts, a respeito de Judá e Jerusalém. E ocorrerá... que [ao] Monte da Casa de [ADONAI*]... afluirão todas as nações. A ele irão muitos povos e dirão: ‘Vinde e ascenderemos à montanha de [ADONAI*], à Casa do Deus de Jacob! ELE nos ensinará Seus caminhos e por eles seguiremos, pois de Tsión virá o ensinamento da Torá e de Jerusalém a palavra de [ADONAI*]!’ ELE orientará as causas entre as nações e estabelecerá Suas decisões entre muitos povos. Converterão então suas espadas em arados e suas lanças em foices. E cada nação não levantará contra outra sua espada, e não mais aprenderão a arte da guerra.”
Ieshaiáhu (Isaías) 2:1-4

“Um rebento [o mashiach] sairá do tronco de Ishai [Jessé] e um ramo de suas raízes brotará. Com justiça e equidade há de julgar... Com a majestade de suas palavras e o alento de sua boca, destruirá os ímpios. Com retidão se cobrirá, e fidelidade o revestirá. Não causarão dano e nada destruirão... porque a terra estará repleta do conhecimento de [ADONAI*], como as águas cobrem o mar. E o descendente de Ishai [o mashiach] será como um estandarte para todos os povos. A ele acorrerão todas as nações, e será glorioso o lugar de sua moradia [Jerusalém]. Erguerá [Deus] um estandarte [o mashiach] para as nações, congregará os dispersos de Israel e ajuntará aqueles de Judá que estiverem espalhados pelos quatro cantos da terra.”
Ieshaiáhu (Isaías) 11:1, 4, 5, 9-12

“Em verdade, a terra será preenchida com o conhecimento da glória de [ADONAI*], assim como as águas cobrem os abismos do mar.”
Chabacuc 2:14

● Segue ao Reino Messiânico alguma Manifestação Divina?
Sim: o Fim da morte, a Ressurreição dos (de todos os) mortos, e o fim da maldade, do sofrimento, da doença e da dor, e mesmo a paz no reino animal.

“[Destruirá] a morte para sempre e enxugará as lágrimas de todas as faces... pois assim determinou [ADONAI*]. E neste dia será anunciado: ‘Este é nosso Deus, por quem esperávamos para nos salvar; este é [ADONAI*] que aguardávamos, e nos alegraremos e rejubilaremos por Sua salvação.’”
“Reviverão teus mortos. Os cadáveres de meu povo voltarão a se erguer. Despertai e cantai, ó vós que estais no pó”.
“E abrir-se-ão os olhos dos cegos e desobstruir-se-ão os ouvidos dos surdos. Então o coxo saltará como um gamo e cantará a língua do que era mudo;... e retornarão os que foram redimidos por [ADONAI*]; virão com cânticos a Tsión e uma alegria eterna sobre eles pairará; terão para sempre gozo e regozijo, e a angústia e a dor deles se afastarão.”
“E retornarão os resgatados de [ADONAI*], e virão com cânticos a Tsión, e alegria eterna pairará sobre eles, alegria e júbilo obterão, e tristeza e aflição hão de desaparecer.”
“Vos alegrareis e rejubilareis para sempre em tudo que foi por Mim criado, pois tornarei Jerusalém uma fonte de regozijo e, seu povo, um repositório de alegria. E Eu Me rejubilarei em Jerusalém e terei alegria em Meu povo; e nela [Jerusalém] nunca mais se ouvirá o som de prantos nem de lamentos. O lobo e o cordeiro se alimentarão juntos, e o leão comerá palha como o gado; a poeira será o alimento da serpente. Não ferirão nem destruirão em todo o Meu santo Monte – diz [ADONAI*].”
Ieshaiáhu (Isaías) 25:8, 9; 26:19; 35:1-6, 10; 51:11; 65:18, 19, 25 (cf. 11:6-9)

Agora, você, leitor, que acredita que Jesus é o mashiach (messias), responda francamente: Jesus foi Rei? Jesus teve um Reino? Jesus reinou sobre o Povo de D’us? Jesus estabeleceu no mundo todo a paz eterna? Jesus fez toda a humanidade conhecer a Verdade sobre Hashem para adorá-LO? Está o mundo testemunhando a Ressurreição dos (de todos os) mortos? Já deixaram de existir a maldade, o sofrimento, a doença, a dor e a morte? O mundo animal voltou à sua condição edênica?
A sua resposta deveria ser: NÃO.
É por isso que os judeus e os noarridas (noahides) ainda aguardam ansiosamente a vinda do mashiach, como declara o 13º Princípio da Fé Judaica:
“Creio que até agora o mashiach (Rei judeu) não veio, mas creio plenamente que ele ainda virá e, por mais que demore, esperarei todos os dias a sua chegada. Creio plenamente que o mashiach reunirá todo o Povo Judeu para viver para sempre na Terra de Israel.”

Todos os versículos são da Bíblia Hebraica por David Gorodovits e Jairo Fridlin, Editora & Livraria Sêfer, 2006.

* Ocorrências do "NOME" (na verdade, da REFERÊNCIA ou ALUSÃO) DO AQUILO INFINITO. ESTE "NOME" é cognominado de “Tetragrama”, “que tem quatro letras”. Estas letras são Y, H, V, H. ESTE "NOME" ocorre 6.823 vezes no hebraico da bíblia Judaica ou Tanach. É necessário saber que não devemos dizer ESTE "NOME", pronunciando-o como escrito. ESTE "NOME" tem de ser pronunciado (na leitura bíblica e de rezas) como ADONAI (= MEU MESTRE). Quando nos referimos ao AQUILO INFINITO pelo Seu "NOME" (REFERÊNCIA/ALUSÃO) Particular (fora da leitura bíblica e de rezas), O chamamos HASHEM (= O NOME).

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Quais eram os pecados de Sodoma e Gomorra?

* As Leis Cruéis de Sodoma
D'us disse: "Destruirei a cidade de Sodoma e suas cidades vizinhas - Gomorra (Amorá), Admá, Tsevoyim e Tsoar. Estão cheias de pessoas perversas."
Os cidadãos de Sodoma e das outras cidades eram orgulhosos e egoístas. Suas leis cruéis demonstravam como eram perversos. Eis aqui algumas de suas leis:
• É proibido alimentar um pobre.
• Os moradores de Sodoma tinham outro costume mesquinho: Quando um pobre chegava a Sodoma, cada cidadão costumava dar-lhe uma moeda, na qual estava gravado o nome do dono. O pobre pegava as moedas com alegria, mas ninguém lhe vendia comida por estas moedas. Assim, o pobre homem morria de fome. Então todos recuperavam suas moedas de volta. Esta era a única "caridade" permitida pelas leis de Sodoma.
• Ninguém pode convidar um desconhecido para sua casa.
• Qualquer desconhecido que passe por Sodoma será maltratado e roubado.
Os habitantes de Sodoma viviam felizes com essas leis horríveis! "Queremos cuidar do nosso dinheiro. Se nós convidarmos hóspedes ou dermos de comer aos pobres, perderemos nosso dinheiro", diziam.
Certa vez, duas moças de Sodoma foram ao poço tirar água.
"Porque você está tão pálida?" - perguntou uma para a outra. A outra sussurrou bem baixo, para que ninguém mais pudesse ouvir: "Não temos comida em casa! Vamos todos morrer."
Quando a amiga ouviu isso, ficou com pena. Correu para casa e encheu um jarro com farinha. Trocaram os jarros, assim uma recebeu o jarro com farinha e a outra levou para casa um jarro com água.
Mas alguém as observou. Informou aos juízes de Sodoma sobre a ação bondosa da moça. E o que fizeram esses juízes? Mataram a moça piedosa, por haver violado as "leis de Sodoma".
O povo de Sodoma costumava roubar seus próprios ricos, da seguinte maneira: levavam o rico para a parede de um pardieiro. Todos se juntavam e derrubavam a parede sobre ele, deste modo ele ficava soterrado sobre os escombros e morria. Depois, dividiam o dinheiro entre si.
Se um homem batia em outro e o fazia sangrar, o juiz decidia que a pessoa ferida devia pagar honorários médicos ao atacante, por prestar o serviço chamado "sangria" que os médicos costumavam executar.
* Avraham Reza por Sodoma
D'us disse a Avraham: "As almas das pobres pessoas que morreram de fome em Sodoma e das pessoas que foram roubadas pedem-Me para que Eu castigue esta cidade de malvados.
"Descerei junto com meus anjos para ver se o povo de Sodoma merece ou não ser destruído."
Avraham tinha pena de todas as pessoas. Tinha esperanças de poder salvar até mesmo esses perversos.
Rezou, "D'us, o Senhor é o Juiz do mundo inteiro. Se destruir o povo de Sodoma, todos alegarão: 'D'us é um D'us que mata pessoas.' Por favor não seja rigoroso no Seu julgamento! Certamente também há pessoas boas em Sodoma. Pretende destruí-las junto com os perversos?!"
D'us respondeu: "Todos os habitantes de Sodoma e das outras quatro cidades são perversos."
Avraham implorou: "Talvez haja apenas cinqüenta tsadikim (justos) entre eles. Não poderias, D'us, perdoar todo o povo de Sodoma, por causa da retidão dos cinqüenta bons que vivem lá?"
D'us respondeu: "Se lá houvesse cinqüenta tsadikim, salvaria todo povo de Sodoma e das outras quatro cidades, em consideração a eles, mas não há!"
Avraham voltou a suplicar: "Mas talvez haja quarenta e cinco pessoas boas! Não seriam elas suficientes para salvar todas?"
D'us respondeu: "Sim, mas também não há quarenta e cinco pessoas justas!"
Avraham exclamou: "Então talvez haja quarenta tsadikim!"
D'us respondeu: "Não há sequer nem quarenta pessoas boas em Sodoma e nas outras cidades!"
Avraham não desistiu. Continuou rezando para que D'us salvasse as cidades perversas por causa de alguns tsadikim que viviam ali. Finalmente, ouviu de D'us que não havia nem mesmo dez pessoas boas em Sodoma e suas cidades vizinhas. Avraham então parou de rezar, porque compreendeu que "D'us é um Juiz justo." Está destruindo cidades porque todos seus cidadãos são perversos.
Os anjos que D'us enviou para destruir Sodoma e salvar Lot estavam aguardando, para ouvir se Avraham seria ou não capaz de salvar Sodoma com suas orações. Quando Avraham parou de tentar, prosseguiram viagem, para destruir as cidades depravadas.
* Ló convida os Anjos para sua casa
Os dois anjos chegaram a Sodoma ao anoitecer. Tinham aparência de homens.
Lot reparou neles na rua, e pediu, "Venham passar a noite em minha casa! Mas cheguem secretamente, por um desvio, porque se as pessoas daqui descobrirem que tenho hóspedes, me matarão. Não passem a noite na rua!"
"Deixe-nos ficar na rua," responderam os anjos. "É muito perigoso para você nos convidar para entrar!"
Mas Lot insistiu. Aprendera com Avraham a ser hospitaleiro. Finalmente, os anjos concordaram em ir para sua casa.
Lot assou matsot para seus convidados. Depois, disse à sua mulher: "Por favor dê sal aos nossos convidados para que temperem a comida."
A mulher de Lot estava muito zangada por seu marido ter trazido convidados à sua casa. Pensou: "Basta que lhes dá comida, não precisam de sal para deixá-la saborosa. Podem muito bem passar sem sal!"
A mulher de Lot queria que suas vizinhas soubessem que Lot havia convidado pessoas, mas tinha medo de seu marido. Então, usou o sal como desculpa. Disse para Lot, "Vou pedir sal emprestado!"
Foi de uma vizinha a outra dizendo: "Temos hóspedes. Você nos emprestaria um pouco de sal para pôr em sua comida?"
Isso era justamente o que o povo de Sodoma precisava ouvir! Todos correram para a casa de Lot, e cercaram-na por todos os lados.
"Entregue-nos seus hóspedes, Lot!" - gritavam eles. "Queremos fazer com eles o que fazemos com todos os forasteiros!"
Lot apareceu na porta da casa. "Por favor, meus irmãos," implorou para as pessoas: "Não façam mal a meus hóspedes! Em vez disso, dar-lhe-eis minhas duas filhas solteiras!"
"Não, queremos seus hóspedes!" - responderam os moradores de Sodoma.
"Se não os der para nós, arrombaremos a porta e entraremos à força!"
Os anjos fizeram Lot entrar na casa e fecharam a porta. Então, castigaram todas pessoas ao redor da casa com cegueira. De repente, o povo de Sodoma não conseguia mais achar a porta. Ainda assim, não desistiram de sua busca. Eram tão perversos que continuaram procurando a porta, mesmo cegos! Não desistiram até que caíram de cansaço.
* D'us destrói Sodoma
Os anjos revelaram a Lot: "Em breve, D'us vai destruir esta cidade perversa! Pegue sua família e fuja!"
Lot começou a juntar seu dinheiro e seus bens para levá-los consigo. Os anjos o avisaram: "Não há tempo para isso! Se demorar, também morrerá!"
Mas Lot não queria deixar seus haveres para trás. Quando os anjos viram que ele estava se demorando, pegaram-no, com a mulher e as duas filhas solteiras pela mão, e os levaram às pressas para fora da cidade.
Os anjos advertiram: "Não parem! Continuem andando, e jamais olhem para trás!"
Porque não era permitido a Lot e sua família olhar para trás?
Lot não era tão tsadic que merecesse ser salvo. D'us o salvou, e à sua família, somente pelo mérito de Avraham. Como Lot e sua família mereciam ser castigados, não lhes era permitido ver o castigo dos outros.
Logo que Lot e sua família estavam fora da cidade, começou a cair uma chuva do céu. Quando esta alcançou Sodoma e as cidades vizinhas, transformou-se em piche e fogo. O fogo destruiu tudo. Ninguém conseguiu escapar. Quando as pessoas começavam a correr, seus pés ficavam atolados no piche.
A mulher de Lot tinha curiosidade para ver o que tinha acontecido com sua casa e voltou-se para trás. Imediatamente, transformou-se numa estátua de sal. Podemos adivinhar porque D'us a transformou em sal? Esse foi o castigo que ela mereceu por sua maldade, quando fingiu pedir emprestado sal para seus hóspedes.
No sul da Terra de Israel, ainda podemos ver a região onde Sodoma foi destruída. Lá não há nenhuma vegetação. A água do Mar Morto, o Yam Hamelach, é tão cheia de sal que não se pode afundar nela. Nossos Sábios estabeleceram berachot (bênçãos) especiais que se diz quando se vê o pilar de sal em que era a mulher de Lot foi transformada.
* Ló e suas filhas
O anjo disse a Lot: "Fuja para a montanha onde vive Avraham." Mas Lot temia voltar à vizinhança de Avraham, pensando: "Quando vivia entre o devasso povo de Sodoma, D'us comparou-me a este, julgando-me relativamente justo, e por isso salvou-me. Porém se mudar-me para as vizinhanças de Avraham, o tsadic, serei considerado perverso, se comparado a ele." Sendo assim, Lot rogou a D'us para que poupasse a cidade de Tsoar, a fim de que pudesse para lá escapar. "Tsoar tem menos pecados que Sodoma," argumentou, "uma vez que foi povoada mais recentemente." D'us concedeu-lhe o pedido e, em sua consideração, não destruiu a cidade de Tsoar. Lot foi assim recompensado por ter-se desviado de seu caminho para convidar os anjos, e por ter se colocado em perigo por causa dos anjos. Em troca, agora D'us o favoreceu, salvando Tsoar.
O anjo ordenou a Lot: "Apresse-se e fuja para Tsoar, pois não posso destruir Sodoma antes que você chegue lá!" Lot e suas filhas apressaram-se para Tsoar, porém não permaneceram. Lot temia estabelecer-se naquela cidade, porque ficava muito perto de Sodoma. Em vez disso, mudou-se com as filhas para uma caverna nas montanhas, desconsiderando, assim, as palavras do anjo que lhe ordenou refugiar-se em Tsoar. Como conseqüência, sucedeu-se a vergonhosa história dos eventos ocorridos na caverna.
Duas grandes mulheres estavam destinadas a descender das filhas de Lot: Rut, a mulher moabita que viria a ser a ancestral da dinastia de David e, em última análise, de Mashiach; e Naama, a mulher amonita que se casaria com o rei Salomão, e tornar-se-ia mãe do rei Rechavam. As filhas de Lot puderam sobreviver à aniquilação em consideração às duas preciosas almas - Rut e Naama - que mais tarde delas viriam a brotar.
Ambas as filhas de Lot eram justas e virtuosas, e aprenderam a amar a D'us na casa de Avraham. Após testemunharem a destruição de quatro grandes cidades, e a terra engolir todos os habitantes de Tsoar (apesar de não ter sido destruída, como Sodoma), as filhas de Lot ficaram com a impressão de que um segundo Dilúvio havia varrido a terra, deixando-as como únicas sobreviventes. "Nosso pai está velho," disse a irmã mais velha para a mais nova, "e poderá morrer. A não ser que um filho varão lhe nasça em breve, a raça humana perecerá! As filhas de Lot agiram por amor ao Céu. Encontraram vinho na caverna, o qual D'us preparara especialmente para essa finalidade, pois queria que ambas as nações, Amon e Moav, viessem a existir. Permitiram que o pai se embriagasse, e seduziram-no. A primeira deu o exemplo, e a mais jovem seguiu-o.
Ao contrário das filhas, Lot sabia, através dos anjos, que a destruição afetaria apenas determinado número de cidades, e não o mundo inteiro. Mais ainda, apesar de estar embriagado e não ter consciência do que fazia na primeira noite, pela manhã percebeu, e soube o que acontecera. Não obstante, permitiu-se embriagar-se novamente, sabendo perfeitamente quais seriam as conseqüências.
Ambas engravidaram e deram à luz filhos varões.
A mais velha era tão desavergonhada e impudente que deu ao filho um nome que indica claramente sua ignominiosa paternidade. O nome Moav vem de "Me'av", "do pai." A mais nova, contudo, deu a seu filho o nome de Amon, que significa "filho de meu povo", desta forma, ocultando pudicamente seu pai. Foi recompensada na época de Moshê, quando D'us ordenou que o povo judeu não incitasse guerra contra Amon.

(Fonte: www.pt.chabad.org)

segunda-feira, 11 de julho de 2011

As principais crenças judaicas, por Nuno Guerreiro Josué

Segundo o jornalista Nuno Guerreiro Josué, as principais crenças judaicas são:

"Deus: Deus é o Criador. Eterno, onisciente, onipotente, infinito e incorpóreo. Deus não tem gênero no sentido humano do termo, o pronome masculino é-Lhe atribuído apenas por convenção. Deus é único. Deus é um e não composto por diferentes personalidades.

Instrução: O Criador concedeu ao Homem instruções de comportamento destinadas a promover a vida e a evolução espiritual. As instruções são baseadas em constantes universais criadas por Deus, e como tal imutáveis [em outras palavras, para os judeus não existe "novo testamento" e nem alcorão]. As instruções encontram-se contidas na Bíblia Hebraica (Tanakh, conhecida entre os jesusistas como “Antigo Testamento”).

Futuro: Seguindo as instruções, o Homem, ao longo dos séculos, produzirá mudanças positivas no Mundo, restaurando a sua essência primordial. Esta mudança (restauração) é um esforço coletivo dos povos ao longo de muitas gerações.

Julgamento: Cada pessoa é julgada com base apenas nos seus atos, independentemente de outros fatores, tais como crença, etnia ou orientação sexual. Os atos de outras pessoas – quer sejam familiares, antepassados ou homens santos – são irrelevantes. O Homem possui total e inquestionável livre arbítrio bem como controle sobre todas as suas ações.

Expiação: A correção dos erros individuais cotidianos é feita através da oração (meditação), observância anual do Dia do Perdão (Yom Kippur); e arrependimento, corrigindo os erros sempre que possível, resolvendo não os repetir e cumprindo as Instruções – incluindo a ajuda aos mais necessitados, tida como a maior de todas elas.

Recompensa: Deus não promete recompensas individuais (ver Futuro), mas sim coletivas.

O Bem e o Mal: Deus é o Criador de todas as coisas. O judaísmo não tem o conceito de Diabo. Enquanto em hebraico existe a palavra satan, e ela de fato é mencionada várias vezes na Bíblia Hebraica, o seu significado é completamente diferente do atribuído pelos jesusistas – em hebraico satan quer dizer oponente, referido por regra no contexto da luta interior individual entre dois opostos. O “Mal” é produto exclusivo das ações, individuais e coletivas, do Homem, assumindo-se como o resultado de um processo cósmico de “causa e efeito” equiparável às teorias da física newtoniana.

Depois da Morte: No judaísmo não existem os conceitos de Céu, Inferno ou Salvação. [É interessante observar que os 13 Princípios da Fé Judaica cita somente a Ressurreição dos (de todos os) mortos, ou seja, que Deus trará os mortos de volta à vida]. As preocupações devem ser centradas unicamente nesta vida. Uma vez que o objetivo da evolução espiritual individual só pode ser alcançado com a imersão na sociedade e a interação com o semelhante, também não existe no judaísmo o conceito de isolamento monástico. Na prática, o objetivo é viver a vida da melhor e mais justa forma possível.

Messias: A palavra hebraica mashiach (משיח - messias) não tem a mesma conotação que lhe é atribuída pelo jesusismo. No judaismo não existem homens-deus, semideuses ou filhos literais de Deus. Uma pessoa não pode tomar ou absolver os pecados de outra (ver Julgamento). [É um dos Princípios da Fé Judaica a crença na vinda do mashiach, rei judeu que reunirá todo o povo judeu na Terra de Israel.] Um dos sinais contidos na Bíblia Hebraica [da] chegada da era messiânica é a paz universal.

Povo Eleito: A Bíblia Hebraica (Antigo Testamento) refere-se poucas vezes aos judeus como “o povo eleito”, mas a expressão tem sido distorcida ao ponto de se fazer crer que os judeus se julgam intrinsecamente superiores aos não-judeus. Esta leitura é completamente falsa. Os judeus são “escolhidos” apenas enquanto portadores da Mensagem (Instrução), e seus guardiões através dos séculos. Não existe qualquer sentimento de superioridade ou inferioridade implicita (ver também Julgamento).

Sacrifício e Expiação: O sacrifício não é necessário para a expiação. O propósito do sacrifício é expressar o sentimento de afinidade pessoal para com o Criador. Na ausência do sacrifício, o mesmo sentimento pode ser expresso através da oração (meditação) e correção dos erros cometidos.

Dez Mandamentos: Os conhecidos “Dez Mandamentos” são apenas uma parte da Instrução, ainda que importante. A palavra hebraica usada significa literalmente “declaração” (“dez declarações”). No judaísmo, em vez de apenas dez, existem 613 mandamentos (mitzvot)."

(Entre colchetes são acréscimos nossos.)

domingo, 10 de julho de 2011

"Nova Aliança", com quem?

O texto de Irmiáhu (Jeremias) 31:30 ao 33 é transcrito no livro “sagrado” do jesusismo, o “novo testamento”, em Hebreus 8:8 ao 12. Isto significa que tanto judeus como jesusistas aplicam a si próprios a nova aliança anunciada pelo Profeta. Judeus e jesusistas concordam numa coisa: a nova aliança é criada na vinda do mashiach (messias). Para os jesusistas, Jesus é o mashiach, e a nova aliança é o jesusismo. Os judeus não creem que Jesus é o mashiach, e por isso, ainda esperam pela vinda dele.
Outros textos da bíblia Judaica ou Tanach revelam acontecimentos que a nova aliança abrange:

“E a palavra de [ADONAI *] veio a mim [Iechezkel], dizendo: E tu, ó filho do homem, toma uma vara e escreve sobre ela: ‘Para Judá e para os filhos de Israel, seus companheiros’, e logo toma outra vara e escreve sobre ela: ‘Para José, o ramo de Efráim, e para toda a Casa de Israel, seus companheiros’. E junta-as uma à outra como uma só vara, para que se unam na tua mão. E quando os filhos do teu povo te disserem: ‘Não vais nos dizer o que significa tudo isto?’, tu lhes dirás: Assim disse [ADONAI *] Deus: Eis que tomarei a vara de José, que está na mão de Efráim e das tribos de Israel, suas companheiras, e a porei junto à vara de Judá; e farei delas uma só vara, e serão uma na Minha mão. – e as varas onde escreveste o que te ordenei, estarão em tua mão, diante de seus olhos, e lhes falarás: Assim disse [ADONAI *] Deus: Eis que tomarei os filhos de Israel dentre as nações para onde foram, e os reunirei de todas as partes e os trarei de volta à sua própria terra; e farei deles uma nação sobre as montanhas da terra de Israel, e um só rei [o mashiach] terão, e não serão mais duas nações [Judá e Israel], nem estarão mais divididos em dois reinos, nem contaminarão mais a si mesmos com seus ídolos, nem com as suas abominações, nem com quaisquer de suas transgressões; em vez disso, Eu os retirarei de todas as moradas onde pecaram e os purificarei, de modo que serão o Meu povo e Eu serei o seu Deus. E o [mashiach, descendente do] Meu servo David será rei sobre todos eles, será seu único pastor; andarão nos Meus juízos e guardarão os Meus estatutos, e os cumprirão. E habitarão na terra que dei ao Meu servo Jacob, onde moraram os vossos pais, e nela voltarão a habitar eles, seus filhos e seus netos para sempre; e [mashiach, descendente do] Meu servo David será seu príncipe para sempre. E farei com eles uma aliança de paz, e ela será uma aliança eterna com eles; e os estabelecerei e os multiplicarei, e porei para sempre Meu santuário em seu meio. A Minha Morada estará sobre eles, e Eu serei o seu Deus e eles serão o Meu povo. E as nações saberão que Eu sou [ADONAI *] que santifica Israel, quando o Meu Santuário estiver no meio deles para sempre.”

“E a palavra de [ADONAI *] veio a mim [Iechezkel], dizendo: Ó filho do homem! Quando a Casa de Israel vivia em sua própria terra, profanaram-na pelos caminhos que escolheram e por seus atos. “Por isto,... Eu os espalhei entre as nações, e foram dispersos entre os países. “E quando chegaram às nações para onde foram, novamente profanaram Meu santo Nome, fazendo com que deles dissessem: ‘Estes são o povo de [ADONAI *], que foram por ELE expulsos de sua terra.’ Mas Eu Me compadeci pelo Meu santo Nome... Portanto, proclama à Casa de Israel: Assim disse [ADONAI *] Deus: Não é por vós que o faço, ó Casa de Israel, mas pelo Meu santo Nome... E santificarei Meu grande Nome perante as nações para onde foste... E as nações saberão que Eu sou [ADONAI *] – diz [ADONAI *] Deus – quando Eu for santificado por vós à vista de todos eles. Pois vos buscarei dentre todas as nações, vos recolherei de todos os países e vos trarei à vossa terra. Então aspergirei sobre vós água limpa, e sereis purificados de todas as vossas impurezas, e de todas as vossas impurezas e idolatrias Eu vos purificarei. Dar-vos-ei também um novo coração, e vos infundirei um novo espírito, e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. Porei em vós o Meu espírito, e farei com que saibais seguir Meus estatutos e cumprir Meus juízos. Vivereis na terra que dei a vossos pais; sereis o Meu povo e Eu serei o vosso Deus. Sereis purgados de todas as vossas contaminações...”.

“Portanto, diz-lhes [à Casa de Israel]: Assim disse [ADONAI *] Deus: Ainda que Eu os tenha dispersado entre nações distantes e os espalhado por muitos países, aonde quer que cheguem continuo junto deles quando vêm” às sinagogas. “Portanto, diz-lhes: Assim disse [ADONAI *] Deus: Hei de recolher-vos de todos os povos e de todos os países por onde fostes dispersos, e vos tornarei a dar a terra de Israel. Para lá hão de ir, e retirarão todas as abominações e darão fim a toda corrupção que venham a encontrar. E lhes darei um novo coração e lhes infundirei um novo espírito; e retirarei seu frio coração de pedra e lhes darei um sensível coração de carne, para que obedeçam a Meus estatutos, e cumpram e executem Meus preceitos; serão o Meu povo e Eu serei o seu Deus!”

Iechezkel (Ezequiel) 37:15-28; 36:16-32; 11:16-21.

Como está explícito e evidente em todos os textos acima, a nova aliança não é o jesusismo, e Jesus não é o mashiach. O mashiach ainda virá, e quando isto acontecer, todos os judeus do mundo inteiro serão reunidos na Terra de Israel e viverão ali para sempre.
Naturalmente, o jesusismo cita apenas aquilo que lhe convém, pois o contexto de Irmiáhu (Jeremias) 31, também declara:

“Assim disse [ADONAI *]: Canta com alegria, ó [povo de] Jacob, e exulta-te perante todas as nações! Proclama em alta voz teu louvor a [ADONAI *] e diz: Salva, ó [ADONAI *], aos remanescentes de Teu povo Israel! Eis que das terras do norte hei de vos trazer, e dos mais distantes confins hei de congregar a todos, e junto virão, o cego e o coxo, a mulher grávida e a parturiente, e voltarão juntos formando uma grande multidão... pois Me tornei uma pai para Israel, e Efráim é o Meu primogênito! Ouvi, ó nações, a palavra de [ADONAI *], e anuncia-a às ilhas mais remotas! Fazei saber: Aquele que espalhou a Israel (entre as nações) congregá-lo-á, e o guardará como um pastor a seu rebanho. Pois [ADONAI *] resgatou a Jacob e o remiu da mão do que era mais forte. E ascenderão a Tsión e, lá, cantarão em júbilo, e fluirão em sua direção as torrentes da bondade de [ADONAI *],... e nunca mais haverão de desfalecer. ...Converterei o seu pranto em regozijo, os consolarei de sua tristeza e lhes trarei somente alegria. Assim disse [ADONAI *], que proporciona a luz do sol durante o dia e a luz da lua e da constelação das estrelas durante a noite, e que revolve o mar, fazendo rugir suas ondas − cujo nome é [ADONAI *] dos Exércitos: Se tudo isto que estabeleci se desfizer sem Minha ordem − diz [ADONAI *] −, então também a semente de Israel deixará para sempre de ser uma nação sob Minha proteção. Assim disse [ADONAI *]: Se pode ser medida a extensão dos céus que estão acima, ou exploradas as fundações da terra que está abaixo, lançarei para longe de Mim a semente [descendência] de Israel”.

Irmiáhu (Jeremias) 31:6-12, 34-36.

É óbvio que os jesusistas escritores do “novo testamento” nunca citaram ou transcreveram quaisquer destes tipos de texto, pois tratam claramente do judaísmo e dos judeus.

Veja os tópicos:
Todos os versículos são da Bíblia Hebraica por David Gorodovits e Jairo Fridlin, Editora & Livraria Sêfer, 2006.

* Ocorrências do "NOME" (na verdade, da REFERÊNCIA ou ALUSÃO) DO AQUILO INFINITO. ESTE "NOME" é cognominado de “Tetragrama”, “que tem quatro letras”. Estas letras são Y, H, V, H. ESTE "NOME" ocorre 6.823 vezes no hebraico da bíblia Judaica ou Tanach. É necessário saber que não devemos dizer ESTE "NOME", pronunciando-o como escrito. ESTE "NOME" tem de ser pronunciado (na leitura bíblica e de rezas) como ADONAI (= MEU MESTRE). Quando nos referimos ao AQUILO INFINITO pelo Seu "NOME" (REFERÊNCIA/ALUSÃO) Particular (fora da leitura bíblica e de rezas), O chamamos HASHEM (= O NOME).

domingo, 3 de julho de 2011

144.001 no céu?

A Associação Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, dogmatizadora dos então torrevigianistas, prega que haverão 144.001 pessoas jesusistas que, após a morte, serão ressuscitadas transformadas em seres espirituais imortais que viverão no céu, e que destas, Jesus foi a primeira.

A bíblia Judaica ou Tanach não menciona 144.001, e menos ainda, que ressuscitarão no céu como seres espirituais imortais. Esta é uma crença jesuânica/yeshuânica, não judaica.

Segundo o Livro de Bereshit (Gênesis), cada forma de vida é imutável. Portanto, o humano para sempre permanecerá humano. Sendo assim, a Ressurreição dos mortos só pode significar que, da mesma maneira que falecemos humanos, ressuscitaremos humanos. Ou seja, não existe ressurreição no céu, como não existe morte lá. Quer dizer, no céu não existe morte, então, no céu não pode (ou, não tem como) existir ressurreição.

D-us, HASHEM, vai acabar com a morte (Ieshaiáhu [Isaías] 25:8). Obviamente, isso só pode significar que é AQUI na Terra (que é onde existe a morte) que a morte vai deixar de existir. Então, D-us, HASHEM, vai ressuscitar os mortos (Daniel 12:2). Obviamente, isso só pode significar que é AQUI na Terra (que é onde existem falecidos) que os falecidos serão trazidos de volta à vida.

A Terra é o Lar da Humanidade, então, só pode ser na Terra que os humanos mortos serão ressuscitados por HASHEM:

"De [ADONAI *] são os céus, mas aos homens ELE entregou a terra." – Tehilim (Salmos) 115:16;

"Teus mortos reviverão, meus corpos mortos se levantarão – acordai e cantai, vós que habitais no pó"... Ieshaiáhu (Isaías) 26:19, Mechon MamreVeja o tópico:


Quando mashiach vier, ele reunirá todos os judeus do mundo na Terra de Israel

(“Assim disse [ADONAI *] Deus: Eis que tomarei os filhos de Israel dentre as nações para onde foram, e os reunirei de todas as partes e os trarei de volta à sua própria terra; e habitarão na terra que dei ao Meu servo Jacob, onde moraram os vossos pais, e nela voltarão a habitar eles, seus filhos e seus netos para sempre; e Meu servo [mashiach, descendente de] David será seu príncipe para sempre.” – Iechezkel [Ezequiel] 37:21, 25),

e, quando HASHEM ressuscitar os mortos, os judeus ressuscitados também serão todos reunidos na Terra de Israel, como está escrito:

“Assim disse [ADONAI *] Deus: Eis que abrirei os vossos sepulcros e vos tirarei de vossos sepulcros, ó povo Meu, e vos trarei à terra de Israel! E sabereis que Eu sou [ADONAI *] quando tiver aberto as vossas tumbas e vos tiver feito sair de vossos sepulcros, ó povo Meu! Porei em vós o Meu espírito e vivereis, e vos porei na vossa própria terra; e sabereis que Eu, [ADONAI *], assim determinei e farei cumprir! – diz [ADONAI *].” Iechezkel [Ezequiel] 37:12-14.

E, como já está evidente em todo o tópico, a ressurreição dos mortos não depende de algum humano realizá-la, quem quer que seja, mas cabe exclusivamente a HASHEM D-US, O SENHOR da vida e da saúde, como “ELE” Próprio declara: “Não há outro deus Comigo; Eu faço morrer e faço viver; Eu firo e Eu saro, e não há quem possa livrar da Minha mão os que pecam contra Mim.” – Devarim (Deuteronômio) 32:39.

Não existe nenhuma passagem na bíblia Judaica ou Tanach que diz que o mashiach ressuscita ou ressuscitará mortos. HASHEM D-US é O CRIADOR da humanidade, então, é HASHEM D-US que (pode ser e) será o Seu RE-CRIADOR (Somente HASHEM D-US é O RESSUSCITADOR), como está escrito:

“[ADONAI *] é que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela.” Shemuel Alef (1 Samuel) 2:6.

Também como já está evidente no tópico, naturalmente que a ressurreição dos mortos ainda não começou, pois o Reino Messiânico ainda não foi estabelecido e a Era Messiânica ainda não foi inaugurada (o que equivale a dizer que o mashiach ainda não veio). Portanto, não houve nenhum Jesus que foi ressuscitado, e nem apóstolos, e nem outros.

Na Era Messiânica toda a humanidade conhecerá HASHEM e naturalmente continuará a habitar na Terra para sempre. (Ieshaiáhu [Isaías] 11:9; Tehilim [Salmos] 37:29) Sim, TODA a humanidade conhecedora e então adoradora de HASHEM viverá para sempre AQUI, no nosso planeta Terra.

Bíblia Hebraica por David Gorodovits e Jairo Fridlin, Editora & Livraria Sêfer.

* Ocorrências do "NOME" (na verdade, da REFERÊNCIA ou ALUSÃO) DO AQUILO INFINITO. ESTE "NOME" é cognominado de “Tetragrama”, “que tem quatro letras”. Estas letras são Y, H, V, H. ESTE "NOME" ocorre 6.823 vezes no hebraico da bíblia Judaica ou Tanach. É necessário saber que não devemos dizer ESTE "NOME", pronunciando-o como escrito. ESTE "NOME" tem de ser pronunciado (na leitura bíblica e de rezas) como ADONAI (= MEU MESTRE). Quando nos referimos ao AQUILO INFINITO pelo Seu "NOME" (REFERÊNCIA/ALUSÃO) Particular (fora da leitura bíblica e de rezas), O chamamos HASHEM (= O NOME).