É O JUDEU (e não o não-judeu) QUEM DEFINE O QUE É JUDEU E QUEM É JUDEU.

É O JUDEU (e não o não-judeu) QUEM DEFINE O QUE É JUDEU E QUEM É JUDEU.
OS JUDEUS SÃO OS QUE SABEM QUEM É JUDEU E QUEM NÃO O É.
É O JUDEU (e não o não-judeu) QUEM DEFINE O QUE É JUDEU E QUEM É JUDEU.

http://www.pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/1216626/jewish/Quem-Judeu.htm


______________________________________________________________________________


[Blog (todo) revisado em 17/10/13.]

"[Em breve,] toda a Terra estará repleta do conhecimento de HASHEM, assim como as águas cobrem o mar."
- Ieshaiáhu (Livro Judaico do Profeta Judeu Isaías) 11:9

A vida é um aprendizado para todos, sem exceção, sempre, e para sempre. E se aprende ou pelo amor ou pela dor.
- O Blog

"O judaísmo identifica-se como um ato de D-us na história da humanidade."
- Herman Wouk

"Os 10 Mandamentos foram uma revelação única na história da humanidade. [Ela foi] ouvida por todo o povo judeu (aproximadamente 3 milhões de pessoas) aos pés do Monte Sinai ... . Israel é o povo que revela a vontade de D-us. Tem por tarefa e objetivo ser o coração da humanidade, uma fonte de vida espiritual para os outros povos."
- Raphael Shammaho

"Feliz é a nação cujo D-us é HASHEM, o povo que 'ELE' escolheu para Sua propriedade. Pois D-us escolheu Yaacov para SI, Israel como Seu tesouro. Feliz é o povo cujo D-us é HASHEM."
- Tehilim (Livro Judaico dos Salmos) 33:12; 135:4; 144:15

"Envia Tua luz e Tua verdade, que elas me conduzam; elas me trarão ao monte do Teu Santuário [o Judaísmo] e às Tuas moradas [os judeus]. Então ... eu Te louvarei ..., ó D-us, meu D-us!"
- Tehilim (Livro Judaico dos Salmos) 43:3, 4

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Os judeus acreditam no pecado?

B"H.

Os judeus acreditam no pecado?

A palavra pecado incita diferentes idéias segundo quem a escuta

Por Yanki Tauber

No caso de dizermos a palavra "pecado", diferentes perfis se evocarão na mente das pessoas. Para os do tipo do "fogo do inferno" a palavra lhes cheira a humilhação e carne queimada...
Aos do tipo "hedonista" lhes soa divertido. Outros pensam que é um conceito totalmente cristão, enquanto que outros o atribuem aos antigos hebreus. Para os Sábios do Talmud, o pecado é, sobretudo, um ato de estupidez. "Uma pessoa peca exclusivamente se um hálito de estupidez penetrou nela" - dizem.
Há alguns anos, eu costumava escrever manuais de instruções para o uso de eletrodomésticos. Esses livretos de 30 páginas que vêm na caixa com os microondas, chaves de fenda elétricas, etc. Era um trabalho muito chato, mas se pagava bem e me permitia escrever enquanto tinha um de meus filhos sentado no meu colo. O melhor era que não tinha que assiná-los.
Certo dia recebi uma carta que me encaminhou uma das empresas para as quais eu trabalhava, enviada por um cliente, e dizia assim: "Senhor, tenho na minha mão o manual que você escreveu e que recebi junto com minha câmera de vídeo. Estou indignado com a sua impertinência e audácia. Esta é minha câmera, que eu paguei com o meu dinheiro. Ela tem muitos botões, teclas e indicadores de luz. Como se atreve a me dizer quais botões apertar e o que fazer com eles? Eu posso apertar qualquer botão ou tocar as teclas a meu gosto. E quanto aos indicadores de luz, posso decidir - eu, e não você - o que é que indicam; e mais, se eu quiser posso ignorá-los. Atenciosamente, um cliente estúpido".
Claro que ele não assinou assim, mas poderia tê-lo feito e seria correto. Não é necessário dizer que não me incomodei em lhe responder.
Os Sábios do Talmud não viram demasiada diferença entre meu cliente tolo e o pecador padrão. Do seu ponto de vista, quando uma pessoa atua contrariamente às instruções de seu Criador, de como deve se viver a vida, seguramente cometerá um ato mau, malvado, egoísta, destrutivo, desafiante, covarde - de acordo com o caso. Mas, acima de tudo, o que estará realizando é algo profundamente estúpido.

Traduzido do espanhol por "Bnei Noach"/"Noahides"/"Noa[rri]das" estudando a bíblia JUDAICA ou Tanach (obviamente, de acordo com o Judaísmo).

(JABAD/CHABAD.)