É O JUDEU (e não o não-judeu) QUEM DEFINE O QUE É JUDEU E QUEM É JUDEU.

É O JUDEU (e não o não-judeu) QUEM DEFINE O QUE É JUDEU E QUEM É JUDEU.
OS JUDEUS SÃO OS QUE SABEM QUEM É JUDEU E QUEM NÃO O É.
É O JUDEU (e não o não-judeu) QUEM DEFINE O QUE É JUDEU E QUEM É JUDEU.

http://www.pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/1216626/jewish/Quem-Judeu.htm


______________________________________________________________________________


[Blog (todo) revisado em 17/10/13.]

"[Em breve,] toda a Terra estará repleta do conhecimento de HASHEM, assim como as águas cobrem o mar."
- Ieshaiáhu (Livro Judaico do Profeta Judeu Isaías) 11:9

A vida é um aprendizado para todos, sem exceção, sempre, e para sempre. E se aprende ou pelo amor ou pela dor.
- O Blog

"O judaísmo identifica-se como um ato de D-us na história da humanidade."
- Herman Wouk

"Os 10 Mandamentos foram uma revelação única na história da humanidade. [Ela foi] ouvida por todo o povo judeu (aproximadamente 3 milhões de pessoas) aos pés do Monte Sinai ... . Israel é o povo que revela a vontade de D-us. Tem por tarefa e objetivo ser o coração da humanidade, uma fonte de vida espiritual para os outros povos."
- Raphael Shammaho

"Feliz é a nação cujo D-us é HASHEM (a nação israelita), o povo que ELE escolheu para Sua propriedade. Pois D-us escolheu (os Filhos de) Yaacov para SI, (o povo de) Israel como Seu tesouro. Feliz é o povo cujo D-us é HASHEM."
- Tehilim (Livro Judaico dos Salmos) 33:12; 135:4; 144:15

"Envia Tua luz e Tua verdade, que elas me conduzam; elas me trarão ao Teu santo monte [o Judaísmo] e ao Teu tabernáculo [a Torá]. Então ... eu Te louvarei ..., ó D-us, meu D-us!"
- Tehilim (Livro Judaico dos Salmos) 43:3, 4

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Pode um Judeu Crer em Jesus?



B"H.

Pode um Judeu Crer em Jesus?

POR ARON MOSS

Pergunta:

Hoje um indivíduo dos "judeus messiânicos" me importunou na praia. Ofereceu-me um novo testamento em iídiche e disse que muitos judeus já foram "salvos" aceitando Jesus como o Messias. Eu o ignorei. Nessa mesma tarde vi um grande anúncio no periódico do mesmo grupo. Minha pergunta é: Pode um judeu crer em Jesus?

Resposta:

Claro que um judeu pode crer em Jesus. Da mesma forma que um vegetariano pode saborear um grosso bife, um ativista da paz pode participar de uma manifestação violenta, e um ditador que prega o auto sacrifício pode se entregar a seus inimigos. Desde que a lógica e a coerência desapareçam, qualquer coisa faz sentido!

Penso que sua resposta a esse missionário foi a melhor — ignorá-lo. O missionarismo não é um fenômeno novo. Certas seitas cristãs creem que seu Messias retornará somente quando os judeus o aceitarem. Através da história, ameaçaram os judeus com morte, tortura e expulsão se não se convertiam ao cristianismo. Recentemente, os missionários apontaram aos mais frágeis de nossa comunidade — os imigrantes, os idosos e os indolentes — em uma tentativa de explorar sua vulnerabilidade. Todas estas tentativas tiveram pouco ou nenhum êxito. Tanto o religioso como o que não o é, os judeus são relutantes a abandonar seu judaísmo.

Então criaram um novo plano. Em lugar de converter os judeus, lhes ofereceriam seguir sendo judeus, e "completar" seu judaísmo aceitando a Jesus. Assim nasceram os "Judeus por Jesus".

Este é um movimento de não judeus que se apresentam como judeus utilizando nomes judaicos. Tem geralmente um membro judeu simbólico, que é invariavelmenteignorante de seu judaísmo no melhor dos casos ou psicologicamente desequilibrado no pior. São impostores.

Todas as religiões são livres para apresentar suas crenças no mercado aberto de idéias. Mas se tem que recorrer a táticas desleais como fazem os "Judeus por Jesus", então é porque não tem nada para oferecer a uma pessoa inteligente.

(JABAD/CHABAD.)

Traduzido do espanhol por "Bnei Noach"/"Noahides"/"Noa[rri]das" estudando a bíblia JUDAICA ou Tanach (obviamente, de acordo com o Judaísmo).