A instituição religiosa representada pela Associação Torre de Vigia de Bíblias e Tratados (Torrevigianismo) se proclama testemunhas de jeová, querendo dizer assim que são as únicas verdadeiras testemunhas de D’us, e para isso se utilizam do texto do profeta Ieshaiáhu (Isaías), capítulo 43, versículo 10. Trata o profeta Ieshaiáhu (Isaías) realmente de uma religião, a torrevigiana? A resposta a esta pergunta se encontra no próprio contexto, como segue:
“Mas agora, assim diz [ADONAI*] que te criou, ó [filhos de] Jacob, e que te formou, ó [povo de] Israel: Não temas, porque te redimi; por teu nome te chamei, a ti que és Meu. Vós sois as Minhas testemunhas − diz [ADONAI*] − Meus servos a quem escolhi, para que possais saber, acreditar e compreender que Eu sou [ADONAI*]. ... Somente Eu sou [ADONAI*], e outro salvador não existe, além de Mim. Eu anunciei (que o faria) e vos salvei, como havia dito;... . Vós sois Minhas testemunhas − diz [ADONAI*] − e Eu sou vosso Deus! Eu sou [ADONAI*], vosso Santíssimo, o Criador [do povo] de Israel, vosso Rei. Assim disse [ADONAI*], que criou um caminho através do mar e estabeleceu uma trajetória por entre as águas impetuosas, (na libertação do Egito) que fez nele entrar os carros e seus cavalos, o exército e todo o seu poder, que agora jazem juntos e que nunca mais se reerguerão, pois estão destruídos como um pavio queimado: Acaso não recordais estas coisas, nem considerais o que já se passou? Contudo, ouve agora, ó [filhos de] Jacob, Meu[s] servo[s]; ó [povo de] Israel, a quem escolhi. Assim disse [ADONAI*], que desde o início te criou, que sempre proverá tua ajuda: Não temas, ó [filhos de] Jacob, Meu[s] servo[s], ó [povo de] Ieshurun, a quem escolhi. Assim disse [ADONAI*], o Rei [do povo] de Israel e seu redentor, [ADONAI*] dos Exércitos: Eu sou o primeiro e Eu sou o último, e não existe Deus além de Mim! Quem como Eu poderia proclamar − que o faça, se puder − tudo que foi feito desde que este povo antigo [de Israel] escolhi, e tudo que ainda haverá de acontecer? Não vos assusteis nem temais; não vos anunciei e vos fiz conhecer desde aquele tempo? Vós sois as Minhas testemunhas!... Lembra-te destas coisas, ó [filhos de] Jacob, porque tu és o Meu servo, ó [povo de] Israel! Eu te formei para ser o Meu servo; não Me esqueças, ó [povo de] Israel.”
− Ieshaiáhu (Isaías) 43:1, 10 ao 12, 15 ao 18; 44:1, 2, 6 ao 8, 21
Como está evidente no contexto, o profeta Ieshaiáhu (Isaías) só pode estar querendo dizer aquilo que está dizendo, ele está tratando como testemunhas de HASHEM aos filhos de Jacob, o povo de Israel, os judeus, e não os torrevigianistas.
Quero Saber: Histórias de Religião e Fé; tradução de Constantino Kouzmin-Korovaeff; Editora Escala; 2009, explica corretamente sobre os judeus:
Ao ser resgatado do cativeiro dos egípcios, “o povo de Israel foi, assim, encarregado de uma tarefa específica. Iria agora prestar testemunho da existência e da ação de Deus e de seus ensinamentos. Deveria amar a Deus com todas as suas forças e permanecer fiel a ele.” (O grifo é nosso.) − Página 32.
Bíblia Hebraica por David Gorodovits e Jairo Fridlin, Editora & Livraria Sêfer.