É O JUDEU (e não o não-judeu) QUEM DEFINE O QUE É JUDEU E QUEM É JUDEU.

É O JUDEU (e não o não-judeu) QUEM DEFINE O QUE É JUDEU E QUEM É JUDEU.
OS JUDEUS SÃO OS QUE SABEM QUEM É JUDEU E QUEM NÃO O É.
É O JUDEU (e não o não-judeu) QUEM DEFINE O QUE É JUDEU E QUEM É JUDEU.

http://www.pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/1216626/jewish/Quem-Judeu.htm


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[Blog (todo) revisado em 17/10/13.]

"[Em breve,] toda a Terra estará repleta do conhecimento de HASHEM, assim como as águas cobrem o mar."
- Ieshaiáhu (Livro Judaico do Profeta Judeu Isaías) 11:9

A vida é um aprendizado para todos, sem exceção, sempre, e para sempre. E se aprende ou pelo amor ou pela dor.
- O Blog

"O judaísmo identifica-se como um ato de D-us na história da humanidade."
- Herman Wouk

"Os 10 Mandamentos foram uma revelação única na história da humanidade. [Ela foi] ouvida por todo o povo judeu (aproximadamente 3 milhões de pessoas) aos pés do Monte Sinai ... . Israel é o povo que revela a vontade de D-us. Tem por tarefa e objetivo ser o coração da humanidade, uma fonte de vida espiritual para os outros povos."
- Raphael Shammaho

"Feliz é a nação cujo D-us é HASHEM (a nação israelita), o povo que ELE escolheu para Sua propriedade. Pois D-us escolheu (os Filhos de) Yaacov para SI, (o povo de) Israel como Seu tesouro. Feliz é o povo cujo D-us é HASHEM."
- Tehilim (Livro Judaico dos Salmos) 33:12; 135:4; 144:15

"Envia Tua luz e Tua verdade, que elas me conduzam; elas me trarão ao Teu santo monte [o Judaísmo] e ao Teu tabernáculo [a Torá]. Então ... eu Te louvarei ..., ó D-us, meu D-us!"
- Tehilim (Livro Judaico dos Salmos) 43:3, 4

domingo, 7 de novembro de 2010

A essência do Judaísmo em 6 pontos

Em 1910, na Conferência Mundial para o Progresso Religioso, sobre o tema “A Importância do Judaísmo para o Progresso Religioso da Humanidade”, Hermann Cohen resumiu em seis pontos a essência e as características distintivas do Judaísmo:

“1. Característica especial do Judaísmo é não apenas a ênfase que coloca na unidade de D’us, mas acima de tudo a Sua unicidade; isto é, a Sua diferença absoluta de todas as criaturas. Consequentemente, a rejeição do panteísmo.

2. No judaísmo, o homem se defronta diretamente com D’us; ausência de intermediário, seja este sacerdote ou homem de D’us.

3. Uma relação indissolúvel existe, no Judaísmo, entre conhecimento e crença. O estudo é considerado dever sagrado. Em consequência, são desconhecidos no Judaísmo conflitos entre a fé e o conhecimento.

4. A importância do Sábado.

5. O Judaísmo coloca ênfase na liberdade e responsabilidade moral do indivíduo e rejeita o conceito do pecado original.

6. Conceito de que a história possui uma direção e um alvo: unidade Messiânica da Humanidade.”

Fé e Razão, introdução ao pensamento judaico moderno; Samuel H. Bergman; Editora B’nai B’rith; 1967; páginas 37 e 38.