O objetivo da vinda Única do mashiach não é ele morrer como sacrifício a D'US pelos pecados dos outros, antes, é exatamente o contrário, é ele viver, porque por ocasião do seu aparecimento, toda "a terra será preenchida com o conhecimento da glória de [ADONAI*]", e com a Sua Adoração. (Havacuc 2:14) Assim, a vinda do mashiach não tem como estar associada a acontecimentos de conspiração, traição, prisão, morte (sacrificial), ressurreição [do mashiach], ascensão e volta (segunda vinda). Sim, o Fim do Pecado está associado não a um sacrifício humano, mas ao pleno conhecimento e Adoração de HASHEM. O ponto de partida será entre os judeus, em Jerusalém.
"Diz [ADONAI*]... Estabelecerei um novo pacto com a Casa de Israel e com a Casa de Judá [:]... Farei com que internalizem Minha Torá em todo o seu ser e a gravarei em seu coração;... não mais precisarão sugerir, cada um a seu vizinho e cada um a seu irmão: 'Reconhece a [ADONAI*]', pois todos já Me conhecerão, do mais humilde ao mais destacado - diz [ADONAI*] - pois perdoarei sua iniquidade e não mais lembrarei seu pecado." "Assim disse [ADONAI*] que tudo faz acontecer; [ADONAI*] que tudo cria e determina – [ADONAI*] é o Seu Nome: Hei de purificá-los de toda a iniquidade que praticaram, pecando contra Mim, e os perdoarei por seus pecados e por suas transgressões contra Mim. E isto será para Mim um renome que significará regozijo, louvor e glória, e assim será também para todas as nações da terra que tomarem conhecimento de todo o bem que lhes fiz ... . Aproximam-se os dias [da vinda do mashiach] - diz [ADONAI*] - em que tornarei realidade a boa palavra que pronunciei em relação à Casa de Israel e à Casa de Judá. Naqueles dias, nesta época, farei com que da semente de David brote um rebento [o mashiach] pleno de retidão, que saberá praticar justiça e retidão nesta terra. Naqueles dias, Judá será redimida e Jerusalém viverá em segurança, e o nome pelo qual ela (Jerusalém) será chamada significará '[ADONAI*] é nossa retidão'." "Ó [ADONAI*] Deus! Tu fizeste o céu e a terra ...; nada há que Te seja oculto. ... Teu olhar se estende por sobre os caminhos trilhados pelos filhos dos homens, para dar a cada um segundo os caminhos que escolheram e os atos que praticaram." Aos filhos de Israel e de Judá, Eu, o CRIADOR, "dar-lhes-ei um coração e os conduzirei a um caminho, através dos quais mantenham para sempre seu temor por Mim, para seu bem e para o de seus descendentes depois deles. Estabelecerei com eles um pacto eterno, segundo o qual não mais Me apartarei deles, para sempre lhes proporcionar o bem; e imbuirei seus corações de temor a Mim, para que não mais se afastem de Mim. E rejubilar-Me-ei por lhes fazer o bem".
→ Irmiáhu (Jeremias) 31:30 ao 33; 33:2, 8, 9, 14 ao 16; 23:5 e 6; 32:17, 19, 37 ao 41
"Então aspergirei sobre vós água limpa, e sereis purificados de todas as vossas impurezas, e de todas as vossas impurezas e idolatrias Eu [o CRIADOR] vos purificarei. Dar-vos-ei também um novo coração, e ... um novo espírito, ... . Porei em vós o Meu espírito, e farei com que saibais seguir Meus estatutos e cumprir Meus juízos. Vivereis na terra que dei a vossos pais; ... . Sereis purgados de todas as vossas contaminações". Os filhos de Israel não "contaminarão mais a si mesmos com seus ídolos, nem com as suas abominações, nem com quaisquer de suas transgressões; em vez disso, Eu os... purificarei... . E o Meu servo [mashiach, descendente de David,] será rei sobre todos eles ... ; andarão nos Meus juízos e guardarão os Meus estatutos, e os cumprirão. E habitarão na terra que dei ao Meu servo Jacob ... eles, seus filhos e seus netos para sempre; e Meu servo [mashiach, descendente de David,] será seu príncipe para sempre. ... E porei para sempre Meu Santuário em seu meio. A Minha Morada estará sobre eles, ... e as nações saberão que Eu sou [ADONAI*] que santifica Israel, quando o Meu Santuário estiver no meio deles para sempre.”
→ Iechezkel (Ezequiel) 36:25 ao 29; 37:21 ao 28
Todos os versículos são da Bíblia Hebraica por David Gorodovits e Jairo Fridlin, Editora & Livraria Sêfer.