É O JUDEU (e não o não-judeu) QUEM DEFINE O QUE É JUDEU E QUEM É JUDEU.

É O JUDEU (e não o não-judeu) QUEM DEFINE O QUE É JUDEU E QUEM É JUDEU.
OS JUDEUS SÃO OS QUE SABEM QUEM É JUDEU E QUEM NÃO O É.
É O JUDEU (e não o não-judeu) QUEM DEFINE O QUE É JUDEU E QUEM É JUDEU.

http://www.pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/1216626/jewish/Quem-Judeu.htm


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[Blog (todo) revisado em 17/10/13.]

"[Em breve,] toda a Terra estará repleta do conhecimento de HASHEM, assim como as águas cobrem o mar."
- Ieshaiáhu (Livro Judaico do Profeta Judeu Isaías) 11:9

A vida é um aprendizado para todos, sem exceção, sempre, e para sempre. E se aprende ou pelo amor ou pela dor.
- O Blog

"O judaísmo identifica-se como um ato de D-us na história da humanidade."
- Herman Wouk

"Os 10 Mandamentos foram uma revelação única na história da humanidade. [Ela foi] ouvida por todo o povo judeu (aproximadamente 3 milhões de pessoas) aos pés do Monte Sinai ... . Israel é o povo que revela a vontade de D-us. Tem por tarefa e objetivo ser o coração da humanidade, uma fonte de vida espiritual para os outros povos."
- Raphael Shammaho

"Feliz é a nação cujo D-us é HASHEM (a nação israelita), o povo que ELE escolheu para Sua propriedade. Pois D-us escolheu (os Filhos de) Yaacov para SI, (o povo de) Israel como Seu tesouro. Feliz é o povo cujo D-us é HASHEM."
- Tehilim (Livro Judaico dos Salmos) 33:12; 135:4; 144:15

"Envia Tua luz e Tua verdade, que elas me conduzam; elas me trarão ao Teu santo monte [o Judaísmo] e ao Teu tabernáculo [a Torá]. Então ... eu Te louvarei ..., ó D-us, meu D-us!"
- Tehilim (Livro Judaico dos Salmos) 43:3, 4

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Anjos diabólicos não existem, segundo o tanach

Engana-se quem pensa que o “diabo” (“anjo rebelde”, “anjo decaído”) tem a sua origem no Judaísmo e na bíblia judaica ou Tanach. O “diabo” teve a sua origem no zoroastrismo (na Pérsia, como Arimã), que influenciou (Não o Judaísmo, mas) o essenismo e o gnosticismo, fontes dos jesusismos (que na sua forma ebionita ainda originou o maometismo).

“‘Os hebreus primitivos [escritores do Tanach] não tinham necessidade de corporificar uma entidade maligna’, afirma Carlos Roberto Figueiredo Nogueira, doutor em História Medieval pela Universidade de São Paulo (USP), no livro O Diabo no Imaginário Cristão.” Porque, D’US, explica a revista Superinteressante, “distribuía com exclusividade tanto o bem quanto o mal.” (Edição 174; março de 2002; “Satã vive”.) Sim, a Palavra de D’US, a bíblia judaica ou Tanach, (com o Judaísmo e o Noarridismo) não reconhece Nenhuma outra Força Criativa Sobrenatural (Divina) que não seja D’US Mesmo, quer dizer, não existe Poder Sobrenatural (Divino) de Criação que seja independente (autônomo, distinto) de D’US, como está escrito:

“Eu formo a luz e crio a escuridão; Eu faço a paz e sou Eu quem cria o mal; Eu sou [ADONAI*] que tudo faz” (Ieshaiáhu [Isaías] 45:7). “Vede, agora, pelo castigo, que Eu rebaixo e Eu exalto, e que não há outro deus Comigo; Eu faço morrer e faço viver; Eu firo e Eu saro, e não há quem possa livrar da Minha mão os que pecam contra Mim” (Devarim [Deuteronômio] 32:39). “[ADONAI*] é que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela. [ADONAI*] empobrece e enriquece; abaixa e também eleva” (Shemuel Alef [1 Samuel] 2:6 e 7).

Conforme a Palavra de D’US, a bíblia judaica ou Tanach, os anjos não foram criados com livre-arbítrio, e, portanto, são naturalmente incapazes de se rebelarem contra o CRIADOR:

“Bendizei [ADONAI*], ó vós que sois Seus anjos, valorosas criaturas que ouvem e cumprem Sua palavra. Bendizei [ADONAI*], ó vós que sois Suas hostes, Seus servos, cumpridores de Sua vontade.”
“Uma torrente de fogo corria à sua frente [de D’US]; milhares de milhares o serviam, e dez vezes mais servidores se postavam à sua frente.”
Tehilim (Salmos) 103:20 e 21; Daniel 7:10

É verdade que existem traduções da bíblia judaica ou Tanach em outros idiomas que utilizam a palavra “demônio” (essa palavra é de origem grega, ela não existe no idioma hebraico) em alguns versículos, como é o caso da tradução portuguesa de Bíblia Hebraica por David Gorodovits e Jairo Fridlin, da Editora & Livraria Sêfer, que a utiliza (por exemplo) em Vaicrá (Levítico)17:7, Devarim (Deuteronômio) 32:15 ao 21, e Tehilim (Salmos) 106:34 ao 39. Mas como o próprio contexto deixa claro, essa palavra (demônios) é utilizada como sinônimo de ‘deuses falsos’. Naturalmente que para o jesusismo, deve-se entender ‘deuses falsos’ como sendo o próprio “diabo”, pois se prega que “ele” deseja ser adorado no lugar de "Deus" (ou seja, quem não adora a "Deus" está, consciente ou não, adorando ao “diabo”). Mas não é assim na bíblia judaica ou Tanach. Nela não existe um único versículo que revela que qualquer um dos anjos tem a vontade de ser devotado pelos humanos da mesma maneira que D’US. Antes, nela (na bíblia judaica ou Tanach) ‘deuses falsos’ tem o significado é de ‘deuses imaginários’, ‘deuses lendários’, ‘deuses fictícios’, como consta em Irmiáhu (Jeremias) 10:15: “são vãos, pura ilusão, e serão totalmente destruídos.” Certamente, nunca a bíblia judaica ou Tanach trata da idéia de um anjo qualquer ser destruído, mas somente de humanos: “Quanto aos pecadores, eles desaparecerão da terra e não mais existirão iníquos” (Tehilim [Salmos] 104:35). Vejamos o texto de Devarim (Deuteronômio) 32:15 ao 21: “E abandonou [Israel] a Deus, que o fez, e desprezou ao Forte da sua salvação. Com deuses estranhos O provocaram a zelos; com obras abomináveis O irritaram. Sacrificaram aos demônios, que não têm poder divino; aos deuses que não conheceram, novos deuses que apareceram há pouco... . Ignoraste o Forte que te gerou e esqueceste a Deus, que te fez sair do ventre materno. E [ADONAI*] viu e irritou-Se, porque Seus filhos e Suas filhas O provocaram. E disse: ... ‘Eles Me provocaram com um deus inexistente; provocaram a Minha ira com as suas adorações vãs’”. Como está claro no texto, os demônios bíblicos, ou seja, os deuses falsos, “não têm poder divino”, em outras palavras, eles não são anjos.
Não, nada disso existe na bíblia judaica ou Tanach, nem pecado de anjos, nem rebelião de anjos, nem guerra nos céus entre os anjos (supostos puros contra rebeldes), nem expulsão de anjos dos céus (daí o nome de ‘anjo decaído’), nem anjos atraídos pela beleza feminina, assim como também não existem (de jeito Nenhum) casos de possessões e consequentemente nem de exorcismos. Quanto a isso, até mesmo um jesusista admite: “Chama muito a atenção, que em todo o Antigo Testamento, sendo tão comprido e relacionado com tantos séculos, não há nenhum caso de ‘possessão demoníaca’... No Antigo Testamento não há nenhum.” − Oscar G. Quevedo S.J.
E até o crítico Helmut Mataré, em seu livro A Bíblia tão desconhecida, LEGNAR Informática & Editora, 2001, reconhece: “O Gênese [que é o livro da Criação] não fala com nenhuma palavra que Deus tivesse criado um diabo ou algum anjo que se tivesse insurgido contra Deus.” É verdade que a bíblia judaica ou Tanach menciona “satan” (como no livro de Jó), mas como reconhece o mesmo crítico: “este Satanás não é inimigo de Deus. Ele é, apenas,... um servidor de Deus.” (Página 12) Ademais, a verdade é que no Judaísmo há duas maneiras de se entender este “satan”: uma, literalmente, como um anjo mesmo (lógico que não havendo na bíblia judaica ou Tanach ‘anjos rebeldes’, só pode se tratar de um anjo servidor de D’US); ou, duas, alegoricamente, como um símbolo das adversidades da vida que os próprios devotos de D’US estão sujeitos a enfrentar neste mundo espiritualmente obscuro.
Histórias de anjo que peca, de anjo querendo ser adorado, de guerra angelical, de expulsão de anjo dos céus, e de possessões e exorcismos, fazem parte é do livro “sagrado” do jesusismo, o "novo testamento" (por exemplo, Apocalipse 12:7-9; Lucas 4:5-7; Marcos 16:17), não da Palavra de D’US que é a bíblia judaica ou Tanach. Assim, a Revista BBC História, Ano 1, Edição n°5, Editora Tríada, na página 75, apresenta uma “Ilustração de Gustave Doré” que “retrata Satã sendo expulso do Céu”, e afirma: “no Antigo Testamento, isso nunca aconteceu.” E acrescenta: Henry Ansgar Kelly, autor de Satã – Uma Biografia, Editora Globo, “expõe, por exemplo, a inexistência de qualquer referência no Velho Testamento à idéia de que a Serpente que ofereceu o Fruto do Conhecimento a Eva, no Jardim do Éden, fosse o Diabo; ou que Satã fosse um anjo caído que se rebelou contra Deus.”

Textos bíblicos de Bíblia Hebraica por David Gorodovits e Jairo Fridlin, Editora & Livraria Sêfer.

Sobre Bereshit (Gênesis) 6, veja:

* Ocorrências do "NOME" (na verdade, da REFERÊNCIA ou ALUSÃO) DO AQUILO INFINITO. ESTE "NOME" é cognominado de “Tetragrama”, “que tem quatro letras”. Estas letras são Y, H, V, H. ESTE "NOME" ocorre 6.823 vezes no hebraico da bíblia Judaica ou Tanach. É necessário saber que não devemos dizer ESTE "NOME", pronunciando-o como escrito. ESTE "NOME" tem de ser pronunciado (na leitura bíblica e de rezas) como ADONAI (= MEU MESTRE). Quando nos referimos ao AQUILO INFINITO pelo Seu "NOME" (REFERÊNCIA/ALUSÃO) Particular (fora da leitura bíblica e de rezas), O chamamos HASHEM (= O NOME).

domingo, 7 de novembro de 2010

As crenças dos Filhos de Israel e Noé

Os 13 Princípios da Fé Judaica declaram os principais ensinamentos da Palavra de D’US, a bíblia judaica ou Tanach. Assim, as crenças dos Filhos de Noé devem ser essas mesmas crenças judaicas. Por isso, essa Confissão de Fé também é chamada de Os 13 Princípios da Fé Noaítica (os 13 Princípios de Fé dos Noaítas):

1. Creio plenamente em D’US, HASHEM. Creio que Somente HASHEM é O CRIADOR e O SUSTENTADOR do Universo. Creio que apenas HASHEM criou, cria e criará todas as coisas.
Ieshaiáhu (Isaías) 42:5; 44:24; 45:5, 7, 9, 10, 12 e 18; Tehilim (Salmos) 115:3; 135:6; Daniel 4:32 (35 nas traduções cristãs); Devarim (Deuteronômio) 32:39; Shemuel Alef (1 Samuel) 2:6 e 7

2. Creio plenamente que HASHEM é UM SÓ, ÚNICO, ÍMPAR, SINGULAR. Creio que HASHEM é O AQUILO INCOMPARÁVEL. Creio que Somente HASHEM é foi e será o nosso D’US.
Devarim (Deuteronômio) 6:1 ao 9 e 13 ao 15; Ieshaiáhu (Isaías) 46:9; Devarim (Deuteronômio) 4:35 e 39

3. Creio plenamente que HASHEM não tem corpo, forma, imagem, aparência, figura, gênero. "ELE" é Totalmente Imaterial. Creio que, na linguagem humana, HASHEM é, a bem dizer, Indescritível, Indefinível. HASHEM é O AQUILO INIMAGINÁVEL. Creio que HASHEM é Completamente Inigualável.
Devarim (Deuteronômio) 4:12, 15 a 18, 36; Irmiáhu (Jeremias) 10:6 e 10; Shemuel Bet (2 Samuel) 7:22; Divrê Haiamim Alef (1 Crônicas) 16:36

4. Creio plenamente que Somente HASHEM é o AQUILO INFINITO, sem começo e sem fim.
Tehilim (Salmos) 90:1 e 2; 102:25 e 28; Ieshaiáhu (Isaías) 44:6; 48:12; Chavacuc (Habacuque) 1:12; Ióv (Jó) 36:26

5. Creio plenamente que só se deve orar e rezar a HASHEM. Creio que não se deve orar e rezar a mais ninguém nem a mais nada. Creio que não se deve terminar a oração em nome de qualquer outro que não seja HASHEM, nem pelos méritos que não sejam DELE.
Tehilim (Salmos) 65:1 ao 3; 145:18; Mishlê (Provérbios) 15:29; Shemot (Êxodo) 20:2 e 3

6. Creio plenamente que todas as palavras dos profetas judeus são verdadeiras.
Amós 3:7; Iehoshúa (Josué) 23:2 e 14 ao 16

7. Creio plenamente que a profecia de Moisés é verdadeira. Creio que Moisés foi o maior de todos os profetas, dos anteriores e dos posteriores a ele.
Bamidbar (Números) 12:5 ao 8; Shemot (Êxodo) 19:9; 33:11; Devarim (Deuteronômio) 34:10

8. Creio plenamente que a Torá (Lei) que temos hoje é a mesma que foi dada por HASHEM a Moisés.
Shemot (Êxodo) 24:4; Devarim (Deuteronômio) 31:9

9. Creio plenamente que esta Torá não será modificada. Creio que nunca haverá outra Torá dada por HASHEM.
Devarim (Deuteronômio) 4:2; 12:32; 13:1; 29:28

10. Creio plenamente que HASHEM, e Somente "ELE", conhece todos os atos e pensamentos dos seres humanos. − Tehilim (Salmos) 33:15; Melachim Alef (1 Reis) 8:39; Irmiáhu (Jeremias) 17:10; Divrê Haiamim Alef (1 Crônicas) 28:9; Divrê Haiamim Bet (2 Crônicas) 6:30; Cohélet (Eclesiastes) 12:14

11. Creio plenamente que HASHEM recompensa aos que observam as Suas Leis e pune aos que as transgridem. − Tehilim (Salmos) 62:13; Irmiáhu (Jeremias) 32:17 ao 19

12. Creio que o mashiach (Rei judeu) até agora nunca veio, mas creio que o mashiach certamente ainda virá e, por mais que ele demore, esperarei todos os dias a sua chegada. Creio que o mashiach reunirá todos os judeus do mundo na Terra de Israel.
Irmiáhu (Jeremias) 33:14 ao 16; 23:5 e 6; Iechezkel (Ezequiel) 37:21, 22, 24 e 25; Zechariá (Zacarias) 9:9 e 10; Daniel 7:13 e 14

13. Creio plenamente que os mortos serão trazidos de volta à vida quando assim o desejar HASHEM.
Daniel 12:2 e 13

A essência do Judaísmo em 6 pontos

Em 1910, na Conferência Mundial para o Progresso Religioso, sobre o tema “A Importância do Judaísmo para o Progresso Religioso da Humanidade”, Hermann Cohen resumiu em seis pontos a essência e as características distintivas do Judaísmo:

“1. Característica especial do Judaísmo é não apenas a ênfase que coloca na unidade de D’us, mas acima de tudo a Sua unicidade; isto é, a Sua diferença absoluta de todas as criaturas. Consequentemente, a rejeição do panteísmo.

2. No judaísmo, o homem se defronta diretamente com D’us; ausência de intermediário, seja este sacerdote ou homem de D’us.

3. Uma relação indissolúvel existe, no Judaísmo, entre conhecimento e crença. O estudo é considerado dever sagrado. Em consequência, são desconhecidos no Judaísmo conflitos entre a fé e o conhecimento.

4. A importância do Sábado.

5. O Judaísmo coloca ênfase na liberdade e responsabilidade moral do indivíduo e rejeita o conceito do pecado original.

6. Conceito de que a história possui uma direção e um alvo: unidade Messiânica da Humanidade.”

Fé e Razão, introdução ao pensamento judaico moderno; Samuel H. Bergman; Editora B’nai B’rith; 1967; páginas 37 e 38.

8 evidências de que mashiach ainda não veio em 1 único capítulo

Em um único capítulo da bíblia judaica ou Tanach, encontramos 8 (oito) evidências de que o mashiach ainda não veio, pois são 8 acontecimentos que, obviamente, ainda não foram cumpridos. Este capítulo é o 37 de Iechezkel (Ezequiel), e as 8 evidências são:

1. A Ressurreição dos mortos (versículos 12 ao 14);

2. A Reunião de todos os judeus do mundo inteiro na Terra de Israel, e lá morarão eternamente (versículos 15 ao 22 e 25);

3. Purificação do Povo de D’US, fim do pecado (versículo 23);

4. Reino Eterno do mashiach, descendente do Rei David (versículos 22, 24 e 25);

5. Não é apenas o Reino estabelecido pelo mashiach que é eterno, mas o próprio mashiach não morrerá, como está escrito: “será seu [do povo judeu] príncipe para sempre” (versículo 25);

6. O Povo judeu não mais transgredirá as Leis de D’US (versículos 23, 24 e 27);

7. Aliança Divina Eterna de paz total (versículo 26);

8. A reconstrução do Templo, Templo existirá para sempre (versículos 26 e 28).

Como qualquer pessoa pode bem constatar, NUNCA houve na História (nem no 1º século da nossa era, nem em 1914, nem em nenhuma outra data, qualquer que seja), um Rei judeu na Terra de Israel chamado Jesus ou Yeshua, e ainda que tenha estabelecido o Reino Messiânico, e que tenha inaugurado a Era Messiânica, cumprindo assim todas as denominadas profecias messiânicas. Portanto, é evidente, é óbvio, que o verdadeiro mashiach ainda está por vir.

‘Eu sou ADONAI que Sozinho...’

O AQUILO INFINITO é UM SÓ ÚNICO ÍMPAR SINGULAR AQUILO INFINITO, não dois nem três, nem mais de três. O AQUILO INFINITO, sendo O AQUILO INFINITO, não tem nenhum tipo de corpo, e nenhum tipo de forma (imagem, figura, aparência) e, (portanto, obviamente) não é humano nem pessoa. O AQUILO INFINITO é O AQUILO INIMAGINÁVEL. O AQUILO INFINITO Sozinho é O CRIADOR e O SUSTENTADOR de todo o Universo. O AQUILO INFINITO não compartilha com nenhum outro o atributo de CRIADOR. O AQUILO INFINITO não teve parceria na Criação. O AQUILO INFINITO Sozinho criou, cria e criará todas as coisas. O AQUILO INFINITO (popularmente chamado de D'US) é HASHEM.

Ieshaiáhu (Isaías) 44: 24

“Assim disse [ADONAI*], teu redentor [dos judeus e dos noarridas], que desde o seio materno te formou: Eu sou [ADONAI*], que cria todas as coisas, que sozinho expandiu os céus e estendeu a terra.”
Bíblia Hebraica por David Gorodovits e Jairo Fridlin, Editora & Livraria Sêfer

“Assim fala [ADONAI*], teu redentor, que te formou desde o seio materno: ‘Sou eu, [ADONAI*], que fiz todas as coisas, o único que desdobrou os céus. Firmei a terra. Quem me ajudou?’”
Bíblia Mensagem de Deus, Edições Loyola, 1989

“[ADONAI*], o Salvador de Israel, diz: '... Sozinho, eu criei todas as coisas; estendi os céus e firmei a terra sem a ajuda de ninguém.'”
Nova Tradução na Linguagem de Hoje ( http://www.bibliaonline.com.br/ntlh/is/44 )

“Assim diz [ADONAI*], o seu redentor, que o formou no ventre: 'Eu sou [ADONAI*], que fiz todas as coisas, que sozinho estendi os céus, que espalhei a terra por mim mesmo'.”
Nova Versão Internacional ( http://www.bibliaonline.com.br/nvi/is/44 )

“Assim diz [ADONAI*], que te remiu e que te formou desde o ventre: 'Eu sou [ADONAI*], que faço todas as coisas, que sozinho estendi os céus, que desdobrei a terra (quem estava comigo?)'”
Sociedade Bíblica Britânica ( http://www.bibliaonline.com.br/tb/is/44 )

“Assim diz [ADONAI*], teu Redentor, e que te formou desde o ventre: 'Eu sou [ADONAI*] que faço todas as coisas, que sozinho estendi os céus, e espraiei a terra {quem estava comigo?}'”
Almeida Revisada Imprensa Bíblica Brasileira ( http://www.bibliaonline.com.br/aa/is/44 ); − Almeida Revista e Corrigida ( http://www.bibliaon.com/isaias_44/ )

“Eis o que diz [ADONAI*], teu Redentor, que te formou desde o seio de tua mãe: 'Sou eu, [ADONAI*], que fiz todas as coisas, sozinho estendi os céus. Firmei a terra: quem estava comigo?'”
Bíblia online Ave-Maria ( http://www.avemaria.com.br/biblia/29/ISAIAS/44 )

* Ocorrências do "NOME" (na verdade, da REFERÊNCIA ou ALUSÃO) DO AQUILO INFINITO. ESTE "NOME" é cognominado de “Tetragrama”, “que tem quatro letras”. Estas letras são Y, H, V, H. ESTE "NOME" ocorre 6.823 vezes no hebraico da bíblia Judaica ou Tanach. É necessário saber que não devemos dizer ESTE "NOME", pronunciando-o como escrito. ESTE "NOME" tem de ser pronunciado (na leitura bíblica e de rezas) como ADONAI (= MEU MESTRE). Quando nos referimos ao AQUILO INFINITO pelo Seu "NOME" (REFERÊNCIA/ALUSÃO) Particular (fora da leitura bíblica e de rezas), O chamamos HASHEM (= O NOME).

As Verdadeiras Testemunhas de D’us

A instituição religiosa representada pela Associação Torre de Vigia de Bíblias e Tratados (Torrevigianismo) se proclama testemunhas de jeová, querendo dizer assim que são as únicas verdadeiras testemunhas de D’us, e para isso se utilizam do texto do profeta Ieshaiáhu (Isaías), capítulo 43, versículo 10. Trata o profeta Ieshaiáhu (Isaías) realmente de uma religião, a torrevigiana? A resposta a esta pergunta se encontra no próprio contexto, como segue:

“Mas agora, assim diz [ADONAI*] que te criou, ó [filhos de] Jacob, e que te formou, ó [povo de] Israel: Não temas, porque te redimi; por teu nome te chamei, a ti que és Meu. Vós sois as Minhas testemunhas − diz [ADONAI*] − Meus servos a quem escolhi, para que possais saber, acreditar e compreender que Eu sou [ADONAI*]. ... Somente Eu sou [ADONAI*], e outro salvador não existe, além de Mim. Eu anunciei (que o faria) e vos salvei, como havia dito;... . Vós sois Minhas testemunhas − diz [ADONAI*] − e Eu sou vosso Deus! Eu sou [ADONAI*], vosso Santíssimo, o Criador [do povo] de Israel, vosso Rei. Assim disse [ADONAI*], que criou um caminho através do mar e estabeleceu uma trajetória por entre as águas impetuosas, (na libertação do Egito) que fez nele entrar os carros e seus cavalos, o exército e todo o seu poder, que agora jazem juntos e que nunca mais se reerguerão, pois estão destruídos como um pavio queimado: Acaso não recordais estas coisas, nem considerais o que já se passou? Contudo, ouve agora, ó [filhos de] Jacob, Meu[s] servo[s]; ó [povo de] Israel, a quem escolhi. Assim disse [ADONAI*], que desde o início te criou, que sempre proverá tua ajuda: Não temas, ó [filhos de] Jacob, Meu[s] servo[s], ó [povo de] Ieshurun, a quem escolhi. Assim disse [ADONAI*], o Rei [do povo] de Israel e seu redentor, [ADONAI*] dos Exércitos: Eu sou o primeiro e Eu sou o último, e não existe Deus além de Mim! Quem como Eu poderia proclamar − que o faça, se puder − tudo que foi feito desde que este povo antigo [de Israel] escolhi, e tudo que ainda haverá de acontecer? Não vos assusteis nem temais; não vos anunciei e vos fiz conhecer desde aquele tempo? Vós sois as Minhas testemunhas!... Lembra-te destas coisas, ó [filhos de] Jacob, porque tu és o Meu servo, ó [povo de] Israel! Eu te formei para ser o Meu servo; não Me esqueças, ó [povo de] Israel.”
Ieshaiáhu (Isaías) 43:1, 10 ao 12, 15 ao 18; 44:1, 2, 6 ao 8, 21

Como está evidente no contexto, o profeta Ieshaiáhu (Isaías) só pode estar querendo dizer aquilo que está dizendo, ele está tratando como testemunhas de HASHEM aos filhos de Jacob, o povo de Israel, os judeus, e não os torrevigianistas.

Quero Saber: Histórias de Religião e Fé; tradução de Constantino Kouzmin-Korovaeff; Editora Escala; 2009, explica corretamente sobre os judeus:
Ao ser resgatado do cativeiro dos egípcios, “o povo de Israel foi, assim, encarregado de uma tarefa específica. Iria agora prestar testemunho da existência e da ação de Deus e de seus ensinamentos. Deveria amar a Deus com todas as suas forças e permanecer fiel a ele.” (O grifo é nosso.) − Página 32.

Bíblia Hebraica por David Gorodovits e Jairo Fridlin, Editora & Livraria Sêfer.

* Ocorrências do "NOME" (na verdade, da REFERÊNCIA ou ALUSÃO) DO AQUILO INFINITO. ESTE "NOME" é cognominado de “Tetragrama”, “que tem quatro letras”. Estas letras são Y, H, V, H. ESTE "NOME" ocorre 6.823 vezes no hebraico da bíblia Judaica ou Tanach. É necessário saber que não devemos dizer ESTE "NOME", pronunciando-o como escrito. ESTE "NOME" tem de ser pronunciado (na leitura bíblica e de rezas) como ADONAI (= MEU MESTRE). Quando nos referimos ao AQUILO INFINITO pelo Seu "NOME" (REFERÊNCIA/ALUSÃO) Particular (fora da leitura bíblica e de rezas), O chamamos HASHEM (= O NOME).

1914: ano do estabelecimento do Reino Messiânico?

O torrevigianismo afirma que 1914 foi o ano do estabelecimento do Reino Messiânico. Mas onde esse “reino” foi estabelecido que não se pode observá-lo? Segundo ele, no céu. Ensina a bíblia judaica ou Tanach que o Reino Messiânico é um Reino celestial (em vez de terrestre)? Ensina a bíblia judaica ou Tanach que o mashiach (o Rei do Reino Messiânico) é um espírito (em vez de um humano)?
O rabino I. Rubin explica resumidamente o que a bíblia judaica ou Tanach ensina sobre o mashiach e o seu Reino Messiânico:
O Mashiach será “um humano descendente do Rei David, comprometido com toda a Torá, [que] reunirá todos os judeus em Israel, reconstruirá o Templo e trará a paz universal.”
Vejamos alguns textos bíblicos:

“Aproximam-se os dias − diz [ADONAI*] − em que tornarei realidade a boa palavra que pronunciei em relação à Casa de Israel e à Casa de Judá. Naqueles dias, nesta época, farei com que da semente de David brote um rebento [o mashiach] pleno de retidão, que saberá praticar justiça e retidão nesta terra [de Israel]. Naqueles dias, Judá será redimida e Jerusalém viverá em segurança, e o nome pelo qual ela (Jerusalém) será chamada significará ‘[ADONAI*] é nossa retidão’.”
Irmiáhu (Jeremias) 33:14 ao 16; também 23:5 e 6

“Porque assim disse [ADONAI*] Deus: Eis que Eu mesmo buscarei Minhas ovelhas [os judeus] e as reunirei. E as recolherei dentre os povos de sua dispersão, as trarei dos países para onde foram, voltarei a reuni-las em sua própria terra [a terra de Israel]... . E sobre elas porei um pastor que delas cuidará − [o descendente do] Meu servo David [, o mashiach,] as apascentará e será o seu pastor!”
Iechezkel (Ezequiel) 34:11, 13, 23, 24; também 36:24 ao 29; Irmiáhu (Jeremias) 32:37 ao 41; 33:7 ao 9
“Assim disse [ADONAI*] Deus: Eis que tomarei os filhos de Israel [e de Judá] dentre as nações para onde foram, e os reunirei de todas as partes e os trarei de volta à sua própria terra [a terra de Israel]; e farei deles [dos filhos de Israel e dos filhos de Judá] uma nação sobre as montanhas da terra de Israel, e um só rei terão... . E o [descendente do] Meu servo David [, o mashiach,] será rei sobre todos eles, será seu único pastor... . E habitarão na terra que dei ao Meu servo Jacob,... eles, seus filhos e seus netos para sempre; e [o descendente do] Meu servo David [,o mashiach,] será seu príncipe para sempre. E farei com eles uma aliança de paz, e ela será uma aliança eterna com eles;... e porei para sempre Meu Santuário [o Templo] em seu meio. E as nações saberão que Eu sou [ADONAI*] que santifica Israel, quando o Meu Santuário estiver no meio deles para sempre.”
Iechezkel (Ezequiel) 37:21, 22, 24 ao 28

“Será, então, que chamarão Jerusalém de trono de [ADONAI*], e a ela virão todas as nações para se unirem ao nome de [ADONAI*], em Jerusalém; e não mais se deixarão dominar pela teimosia de seus corações perversos.”
Irmiáhu (Jeremias) 3:17

“[ADONAI*] agirá com rigor para com [os povos], mostrando quão vãos são seus deuses; e virão a se prostrar perante Ele cada povo do seu lugar, até os mais distantes.”
Tsefaniá (Sofonias) 2:11

“Canta e regozija-te, ó filha de Tsión, porque eis que virei para morar em teu meio − diz [ADONAI*]. − Naquele dia, muitas nações se unirão a [ADONAI*]; todas elas constituirão Meu povo, e habitarei no meio de ti... . Assim disse [ADONAI*]: Retornarei a Tsión e habitarei no meio de Jerusalém; e Jerusalém será chamada de ‘Cidade da Verdade’, e a montanha de [ADONAI*] dos Exércitos, ‘Monte Sagrado’. Assim disse [ADONAI*] dos Exércitos: Há de ocorrer ainda, que povos e moradores de muitas cidades virão, falando uns aos outros e dizendo: ‘Apressemos-nos para ir implorar perante [ADONAI*] e buscar [ADONAI*] dos Exércitos! Eu também irei!’ Sim, muitos povos e nações poderosas virão para buscar [ADONAI*] dos Exércitos em Jerusalém e para implorar perante [ADONAI*]! Assim disse [ADONAI*] dos Exércitos: Naqueles dias, dez homens de diferentes línguas e de todas as nações segurarão a orla das vestes de um judeu, dizendo: ‘Iremos contigo, porque sabemos que Deus está contigo!’”
Zechariá (Zacarias) 2:14 e 15; 8:3, 20 ao 23; também Ieshaiáhu (Isaías) 2:1 ao 4

Como a própria História bem atesta, nunca houve (nem no primeiro século da nossa era, nem em 1914) em Jerusalém, na Terra de Israel, um Rei chamado Jesus ou Ieshúa, muito menos ainda que estabeleceu o Reino Messiânico e inaugurou a Era Messiânica. Obviamente que só saberemos quem é realmente o mashiach quando as profecias messiânicas forem cumpridas, e é escancaradamente evidente que as profecias messiânicas ainda não foram cumpridas. Absolutamente ninguém pode negar que o Reino Messiânico ainda não foi estabelecido (com exceção dos próprios torrevigianistas que, por motivos mais que óbvios, também só podem afirmar que esse reino foi estabelecido no céu, já que lá não pode ser verificado, mas mesmo assim não podem negar que a Era Messiânica ainda não começou).
É natural que a palavra mashiach e seus derivados só podem ser corretamente entendidos correlacionados:

mashiach → (estabelece o seu) Reino Messiânico → (e inaugura a) Era Messiânica;

mashiach → (inaugura a) Era Messiânica → (ao estabelecer o seu) Reino Messiânico;

• (estabelece o) Reino Messiânico → (o) mashiach → (e inaugura a) Era Messiânica;

• (estabelece o) Reino Messiânico → (e inaugura a) Era Messiânica → (o) mashiach;

• (inaugura a) Era Messiânica → (o) mashiach → (ao estabelecer o seu) Reino Messiânico;

• (inaugura a) Era Messiânica → (ao estabelecer o seu) Reino Messiânico → (o) mashiach.

Como também:

mashiach (cumpre as) → Profecias Messiânicas;

• Profecias Messiânicas (são cumpridas pelo) → mashiach.

Portanto, está óbvio e evidente que a Era Messiânica não foi inaugurada porque o Reino Messiânico não foi estabelecido, porque o mashiach ainda não veio (em outras palavras, as profecias messiânicas ainda não se cumpriram porque o mashiach ainda não veio).

Por isso, judeus e noarridas ainda aguardam ansiosamente a vinda do verdadeiro mashiach, e que seja brevemente, em nossos dias.

Bíblia Hebraica por David Gorodovits e Jairo Fridlin, Editora & Livraria Sêfer.

* Ocorrências do "NOME" (na verdade, da REFERÊNCIA ou ALUSÃO) DO AQUILO INFINITO. ESTE "NOME" é cognominado de “Tetragrama”, “que tem quatro letras”. Estas letras são Y, H, V, H. ESTE "NOME" ocorre 6.823 vezes no hebraico da bíblia Judaica ou Tanach. É necessário saber que não devemos dizer ESTE "NOME", pronunciando-o como escrito. ESTE "NOME" tem de ser pronunciado (na leitura bíblica e de rezas) como ADONAI (= MEU MESTRE). Quando nos referimos ao AQUILO INFINITO pelo Seu "NOME" (REFERÊNCIA/ALUSÃO) Particular (fora da leitura bíblica e de rezas), O chamamos HASHEM (= O NOME).

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

D'US Não É humano

"Deus (O AQUILO INFINITO) não é homem..., nem é filho de homem".
Bamidbar (Números) 23:19

"Aquele que é a Força de Israel (D'US, O AQUILO INFINITO)... não é um homem".
Shemuel Alef (1 Samuel) 15:29

"Ele (D'US, O AQUILO INFINITO) não é um homem como sou eu (Jó)... Acaso Teus olhos são como os de um ser humano? Acaso eles enxergam como o homem enxerga? ("[ADONAI*] disse: '... Eu não vejo como vê o homem ...'.")"
Ióv (Jó) 9:32; 10:4; Shemuel Alef (1 Samuel) 16:7

"Eu (O AQUILO INFINITO) sou Deus, e não um homem!"
Hoshêa (Oséias) 11:9

"Deus (O AQUILO INFINITO) é muito maior que o ser humano."
Ióv (Jó) 33:12

Bíblia Hebraica por David Gorodovits e Jairo Fridlin, Editora & Livraria Sêfer, 2006.

* Ocorrências do "NOME" (na verdade, da REFERÊNCIA ou ALUSÃO) DO AQUILO INFINITO. ESTE "NOME" é cognominado de “Tetragrama”, “que tem quatro letras”. Estas letras são Y, H, V, H. ESTE "NOME" ocorre 6.823 vezes no hebraico da bíblia Judaica ou Tanach. É necessário saber que não devemos dizer ESTE "NOME", pronunciando-o como escrito. ESTE "NOME" tem de ser pronunciado (na leitura bíblica e de rezas) como ADONAI (= MEU MESTRE). Quando nos referimos ao AQUILO INFINITO pelo Seu "NOME" (REFERÊNCIA/ALUSÃO) Particular (fora da leitura bíblica e de rezas), O chamamos HASHEM (= O NOME).

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Tanach não menciona morte e/ou ressurreição do mashiach

Por ocasião da vinda do mashiach, O AQUILO INFINITO (popularmente chamado de D-US) destruirá “a morte para sempre e enxugará as lágrimas de todas as faces;... pois assim determinou [ADONAI*]", que "não é homem para que minta...; se Ele disse, não o fará? E tendo falado, não o cumprirá?" E então, "reviverão teus mortos", "pois de Ti [O AQUILO INFINITO] provém a fonte da vida", porque "nem os mortos nem os que descem à região do silêncio podem louvar a [ADONAI*]. Mas nós [os vivos, e aí se incluirão os ressuscitados,] bendiremos a [ADONAI*], desde agora e para todo o sempre." "Os vivos, sim, os vivos Te louvarão como eu o faço hoje."
Bamidbar (Números) 23:19; Ieshaiáhu (Isaías) 25:8; 26:19; 38:18 e 19; Tehilim (Salmos) 36:10; 115:17 e 18
Isso só pode significar que:

1. o mashiach ainda não veio (pois a morte ainda não foi destruída por D'US);

2. a Ressurreição ainda não aconteceu, quer dizer, O AQUILO INFINITO ainda não ressuscitou a (absolutamente) NINGUÉM;

3. se com o aparecimento do mashiach, O AQUILO INFINITO destrói a morte, consequentemente, o mashiach não morre/morrerá (nem morre nem é ressuscitado [afinal, o mashiach estabelecerá a Adoração do D'US do Tanach, HASHEM, em toda a Terra, e como "ELE" é Eterno, a Sua Adoração (por parte do próprio mashiach e então de toda a humanidade), obviamente, também tem de ser eterna], nem ascende ao céu [afinal, o céu não necessita de mashiach], e nem volta (ou vem pela segunda vez) [não existem duas vindas do mashiach, a sua vinda é única, absoluta e definitiva]).

"Um rebento [o mashiach] sairá do trono de Ishai [Jessé] e um ramo de suas raízes brotará. [Ele] destruirá os ímpios. Não causarão dano e nada destruirão em Meu santo Monte, porque a terra estará repleta do conhecimento de [ADONAI*], como as águas cobrem o mar. E o descendente de Ishai [Jessé] será como um estandarte para todos os povos. A ele acorrerão todas as nações, e será glorioso o lugar de sua moradia." "Nações se encaminharão para a tua luz [de Jerusalém], e os reis para o brilho do teu resplendor. Estrangeiros edificarão os teus muros, e seus reis te servirão; ... pois a nação e o reino que não te servirem perecerão; estas nações serão de todo arruinadas. ... Chamar-te-ão 'A Cidade de [ADONAI*]', Tsión do Santíssimo de Israel. Não se porá mais o teu sol [ie, teu reino (do mashiach)], nem a tua lua [ie, teu governo (do mashiach)] se retirará, porque [ADONAI*] será a tua luz perpétua". "E [ao Monte da Casa de ADONAI*,] afluirão todas as nações... e dirão: '... Ele [ADONAI*, o Deus de Jacob,] nos ensinará Seus caminhos e por eles seguiremos, pois de Tsión virá o ensinamento da Torá e de Jerusalém a palavra de [ADONAI*]!' Ele orientará as causas entre as nações e estabelecerá Suas decisões entre muitos povos. Converterão então as suas espadas em arados e suas lanças em foices. E cada nação não levantará contra outra suas espadas, e não mais aprenderão a arte da guerra. Desaparecerão totalmente os ídolos." "[Destruirá] a morte para sempre e enxugará as lágrimas de todas as faces; ... pois assim determinou [ADONAI*]." "Neste dia o homem se voltará para seu Criador e seus olhos buscarão o Santíssimo de Israel. [ADONAI*] dos Exércitos é o Seu Nome; teu Redentor, o Santíssimo de Israel será reconhecido como Deus de toda a terra."
Ieshaiáhu (Isaías) 11:1, 4, 9, 10; 60:1, 3, 10, 12, 14, 19, 20; 2:1 ao 4, 18; 25:8; 17:7; 54:5

Bíblia Hebraica por David Gorodovits e Jairo Fridlin, Editora & Livraria Sêfer.

* Ocorrências do "NOME" (na verdade, da REFERÊNCIA ou ALUSÃO) DO AQUILO INFINITO. ESTE "NOME" é cognominado de “Tetragrama”, “que tem quatro letras”. Estas letras são Y, H, V, H. ESTE "NOME" ocorre 6.823 vezes no hebraico da bíblia Judaica ou Tanach. É necessário saber que não devemos dizer ESTE "NOME", pronunciando-o como escrito. ESTE "NOME" tem de ser pronunciado (na leitura bíblica e de rezas) como ADONAI (= MEU MESTRE). Quando nos referimos ao AQUILO INFINITO pelo Seu "NOME" (REFERÊNCIA/ALUSÃO) Particular (fora da leitura bíblica e de rezas), O chamamos HASHEM (= O NOME).

Sobre Isaías 7:14 por Francolino J. Gonçalves

Em "«Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho», Mateus segue a LXX, a única forma do texto de Is 7,14 que usa o termo parthénos «virgem». Em hebraico lê-se 'almâh, substantivo que designa uma jovem em idade núbil ou já casada. Na maior parte dos seus empregos bíblicos, 'almâh designa de fato uma jovem virgem mas o termo não implica necessariamente essa qualidade. Traduzindo o termo por parthénos, a LXX especificou-lhe o sentido transformando a jovem numa virgem, conceito esse que se expressaria em hebraico por betulâh."
"Seja qual for a identidade da mãe e do filho, não há dúvida de que Isaías falava de uma jovem do seu tempo que estava prestes a conceber e a dar à luz um filho. Nada indica que Isaías se referia de alguma maneira a um acontecimento de um futuro distante. ...[Mas,] para o Evangelista, o anúncio de Is 7,14 cumpriu-se com o nascimento de Jesus, ocorrido cerca de sete séculos e meio mais tarde. A referência aos acontecimentos do tempo de Isaías contida no texto está fora do horizonte de Mateus.
Dissemos que Mt 1,18-25 se destina a mostrar que Jesus foi engendrado pelo Espírito Santo. A convicção de que Jesus foi engendrado pelo Espírito Santo será uma conclusão que Mateus tirou de Is 7,14? Nada sugere que tal seja o caso. Pelo contrário, tudo indica que a dita convicção é o ponto de partida do raciocínio de Mateus e não teve origem em Is 7,14."
"É claro que só quem partilha a fé de Mateus e da sua comunidade a respeito de Jesus pode partilhar também a sua leitura de Is 7,14."

– FRANCOLINO J. GONÇALVES.

Era Messiânica e a Disseminação do Conhecimento Divino

A inauguração da Era Messiânica se dará com a distinção dentro do Povo de D'US entre o Seu adorador e aquele que não O adora:

“Voltareis a discernir entre o justo e o malvado, e entre o que serve a Deus e o que não O serve. Pois, aproxima-se o dia que se abrasará como um forno, no qual todos os ímpios e malévolos serão como a palha; e neste dia serão queimados a tal ponto – diz [ADONAI*] dos Exércitos – que deles não sobrará nem raiz nem ramo algum.”
Malachi (Malaquias) 3:18, 19

O Povo de D'US, os judeus, serão reunidos de todas as partes do mundo e, antes de entrarem na Terra de Israel, serão julgados, de modo que então haverão somente justos, purificados, e entrarão e morarão eternamente ali, e sobre todos eles HASHEM derramará seu espírito, afim de que a partir dali (da Terra de Israel) o Conhecimento Divino preencha todo o mundo:

“Porque assim disse [ADONAI*] Deus: Eis que Eu mesmo buscarei Minhas ovelhas e as reunirei. E as recolherei dentre os povos de sua dispersão, as trarei dos países para onde foram, voltarei a reuni-las em sua própria terra... Meus julgamentos emitirei nas questões entre uma ovelha e outra, e entre carneiros e cabritos. Portanto, assim disse [ADONAI*] Deus: Eu mesmo hei de julgar entre a ovelha gorda e a magra. E saberão que Eu, [ADONAI*], seu Deus, estou em seu meio, e que eles, a Casa de Israel, são o Meu povo – diz [ADONAI*] Deus.”
Iechezkel (Ezequiel) 34:11, 13, 17, 20, 30
“Eu vos tirarei do meio dos povos, e vos recolherei dos países onde estais espalhados,... e vos levarei ao deserto dos povos e ali vos julgarei face a face. E farei com que passeis pela vara e vos passarei pela transmissão da aliança, e purgarei de vós os rebeldes e os que transgridem os Meus preceitos. Tirá-los-ei da terra onde vivem, mas não entrarão na terra de Israel; e sabereis assim que Eu sou [ADONAI*]! Porquanto no Meu santo monte, no monte mais alto de Israel – diz [ADONAI*] Deus – ali toda a Casa de Israel, todos eles, Me servirão na terra.”
Iechezkel (Ezequiel) 20:34, 35, 37, 38, 40

“Neste tempo, naqueles dias – diz [ADONAI*] – buscarão a iniquidade de Israel, mas ela não estará lá, e os pecados de Judá, mas não serão encontrados, porque perdoarei aos que Eu permitir sobreviver.”
Irmiáhu (Jeremias) 50:20; 33:8

“E acontecerá que, naquele dia,... vós, filhos de Israel, sereis recolhidos um a um! E nesse dia... virão adorar [ADONAI*] no sagrado monte de Jerusalém.”
“E os que restarem do teu povo, todos serão justos, eles herdarão a terra para sempre.”
“Vós... sereis chamados de sacerdotes do [ADONAI*] e sereis aclamados como ministros de nosso Deus”.
“E te chamarão de ‘Povo Sagrado’, os remidos de [ADONAI*]; e tu (Tsión) serás chamada ‘A Procurada’, cidade nunca mais esquecida.”
Ieshaiáhu (Isaías) 27:12, 13; 60:21; 61:6; 62:12
“Pois vos buscareis dentre todas as nações, vos recolherei de todos os países e vos trarei à vossa terra. Então aspergirei sobre vós água limpa, e sereis purificados de todas as vossas impurezas, e de todas as vossas impurezas e idolatrias Eu vos purificarei. Dar-vos-ei também um novo coração, e vos infundirei um novo espírito, e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. Porei em vós o Meu espírito, e farei com que saibais seguir Meus estatutos e cumprir Meus juízos.”
“Estenderei Meu espírito sobre a Casa de Israel – diz [ADONAI*] Deus.”
Iechezkel (Ezequiel) 36:24 ao 27; 39:28, 29
“E ocorrerá então que derramarei Meu espírito sobre toda carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos anciãos terão revelações e sonhos, e visões ocorrerão a vossos jovens.”
Ioêl 3.1
“Hei de resgatá-los de todos os países para onde os dispersei em Minha ira e em Minha indignação e trazê-los de volta a [terra de Israel], onde os assentarei em segurança! Então serão o Meu povo e Eu serei o seu Deus! E dar-lhe-eis um coração e os conduzirei a um caminho, através dos quais mantenham para sempre seu temor por Mim, para seu bem e para o de seus descendentes depois deles. E estabelecerei com eles um pacto eterno, segundo o qual não mais Me apartarei deles, para sempre lhes proporcionar o bem; e imbuirei seus corações de temor a Mim, para que não mais se afastem de Mim.”
“Naquele tempo – diz [ADONAI*] – serei o Deus de todas as famílias de Israel, e eles serão o Meu povo.”
Irmiáhu (Jeremias) 32:37 ao 40; 30:25
“Palavras proféticas pronunciadas por Isaías ben Amóts, a respeito de Judá e Jerusalém. E ocorrerá no fim dos dias, que o Monte da Casa de [ADONAI*] se elevará acima de todas e se destacará dentre as colinas, e a ele afluirão todas as nações. A ele irão muitos povos e dirão: ‘Vinde e ascenderemos à montanha de [ADONAI*], à Casa do Deus do Jacob! Ele nos ensinará Seus caminhos e por eles seguiremos, pois de Tsión virá o ensinamento da Torá e de Jerusalém a palavra de [ADONAI*]!’ Desaparecerão totalmente os ídolos.”
“Porque a terra estará repleta do conhecimento de [ADONAI*], como as águas cobrem o mar.”
Ieshaiáhu (Isaías) 2:1 ao 3, 18; 11:9

Bíblia Hebraica por David Gorodovits e Jairo Fridlin; Editora & Livraria Sêfer; 2006.

* Ocorrências do "NOME" (na verdade, da REFERÊNCIA ou ALUSÃO) DO AQUILO INFINITO. ESTE "NOME" é cognominado de “Tetragrama”, “que tem quatro letras”. Estas letras são Y, H, V, H. ESTE "NOME" ocorre 6.823 vezes no hebraico da bíblia Judaica ou Tanach. É necessário saber que não devemos dizer ESTE "NOME", pronunciando-o como escrito. ESTE "NOME" tem de ser pronunciado (na leitura bíblica e de rezas) como ADONAI (= MEU MESTRE). Quando nos referimos ao AQUILO INFINITO pelo Seu "NOME" (REFERÊNCIA/ALUSÃO) Particular (fora da leitura bíblica e de rezas), O chamamos HASHEM (= O NOME).

A JUSTIÇA DIVINA NA ERA MESSIÂNICA

D'US não é um mero ser humano. D'US é O AQUILO INFINITO (chamado HASHEM). HASHEM é O Indivisível TODO-PODEROSO CRIADOR do Universo, O Juiz Supremo, O Único que conhece todos os pensamentos, sabe todas as intenções, e vê todas as atitudes de todos os seres humanos. Nada está oculto a "ELE". Será na Era Messiânica que se evidenciará a Justiça Divina:

"Assim disse [ADONAI*]: Maldito é o homem que confia somente no ser humano... e aparta de [ADONAI*] seu coração. Bendito é o homem que confia em [ADONAI*], e Dele espera sua ajuda. "Eu, [ADONAI*], esquadrinho o coração e examino o pensamento, para dar a cada um segundo os seus caminhos, segundo o fruto das suas obras."
"Meus olhos [os de D'US] miram todos os caminhos [dos seres humanos], de modo que não podem ocultar-se de Meu rosto nem sua iniqüidade pode ocultar-se de Meus olhos. ...Retribuirei em dobro sua iniqüidade e seus pecados".
"Ó [ADONAI*] Deus! Tu fizeste o céu e a terra... nada há que Te seja oculto. "Teu olhar se estende por sobre os caminhos trilhados pelos filhos dos homens, para dar a cada um segundo os caminhos que escolheram e os atos que praticaram."
Irmiáhu (Jeremias) 17:5, 7 e 10; 16:17 e 18; 32:17 e 19
"Somente por [ADONAI*], em silêncio, aguarda minha alma, pois Dele virá meu socorro. Em verdade, somente Ele é minha rocha, minha salvação, meu baluarte, que não me deixa desesperar jamais. "Somente por [ADONAI*] espera minha alma, em silêncio, pois Ele é que me traz a esperança... e por isto não desesperarei jamais. Uma vez falou Deus e duas lições escutei: o poder pertence a Deus, e a bondade é Tua, ó [ADONAI*] , pois Tu recompensas o homem conforme seus atos."
Tehilim (Salmos) 62:2, 3, 6, 7, 12 e 13

"Se disseres: 'Não sabíamos o que se passava', não o levaria em conta Aquele que sopesa os corações? Não o saberia Aquele que guarda tua alma? Não retribuirá Ele [D'US] a cada uma em acordo com suas ações? O mirar de [ADONAI*] alcança todos os lugares, vigiando o mau e o bom."
Mishlê (Provérbios) 24:12; 15:3

"Está longe de Deus a idéia de fazer maldades, e do Todo-Poderoso, de praticar iniqüidades! Porque somente a obra do ser humano é por Ele retribuída, fazendo a cada um encontrar o que merece, por seus caminhos. Sim! Com toda a certeza Deus não agirá com maldade nem perverterá a justiça."

→ Ióv (Jó) 34:10 ao 12

"[ADONAI*] esquadrinha todos os corações e entende os pensamentos de todo ser. "(Eu [DEUS]) não vejo como vê o homem, porque o homem vê o que está diante de seus olhos, mas [ADONAI*] olha para o coração. "Ó [ADONAI*], Deus de Israel!... ouve, pois, Tu nos céus, a sede da Tua habitação, e perdoa, faz e dá a cada um conforme todos os seus caminhos e conforme vires o seu coração, porque só Tu conheces o coração de todos os filhos dos homens."

Divrê Haiamim Alef (1 Crônicas) 28:9; Shemuel Alef (1 Samuel) 16:7; Melachim Alef (1 Reis) 8:23 e 39

"Palavra de [ADONAI*]": "Enviarei contra ti Minha ira, julgar-te-ei segundo teus caminhos e farei recair sobre ti todas as tuas abominações. Meu olhar não se compadecerá de ti, nem demonstrarei compaixão, pois farei recair sobre ti a conseqüência de teus caminhos e... sabereis que Eu sou [ADONAI*]. Assim disse [ADONAI*] Deus: Eis que vem sobre ti um mal, um mal singular. Com ele vem o fim. Desperta-se contra ti o mal que trará teu fim. Eis que está a vir. "Chegou o tempo (fixado). ... Dentro em pouco verterei sobre ti Minha ira, descarregarei Minha cólera, julgar-te-ei conforme teus caminhos e farei recair sobre ti a conseqüência de todas as tuas abominações. E o Meu olhar não se compadecerá de ti, nem manifestará qualquer compaixão. Tratar-te-ei conforme teus caminhos e tua abominação, e saberás que Eu, [ADONAI*], trago punição (para quem a merece). "Far-lhe-ei justiça conforme seus caminhos, e hei de julgá-los em acordo com seus hábitos, e saberão assim que Eu sou [ADONAI*]."

Iechezkel (Ezequiel) 7:1, 3 ao 9 e 27

"Ao justo e ao perverso, Deus trará julgamento, pois há um tempo para ponderar cada assunto e cada feito. "Com o caridoso[, Tu, D'US,] Te mostras benigno, com o íntegro Te mostras justo. Com o puro Te mostras reto, com o perverso Te mostras sutil."

Cohélet (Eclesiastes) 3:17; Tehilim (Salmos) 18:26 e 27
"Os caminhos do ser humano estão sob os olhos de [ADONAI*] e é Ele que avalia seus passos. Comerão dos frutos conseqüentes a seu caminho".
Mishlê (Provérbios) 5:21; 1: 31

Todos os versículos são da Bíblia Hebraica por David Gorodovits e Jairo Fridlin, Editora & Livraria Sêfer, 2006.

* Ocorrências do "NOME" (na verdade, da REFERÊNCIA ou ALUSÃO) DO AQUILO INFINITO. ESTE "NOME" é cognominado de “Tetragrama”, “que tem quatro letras”. Estas letras são Y, H, V, H. ESTE "NOME" ocorre 6.823 vezes no hebraico da bíblia Judaica ou Tanach. É necessário saber que não devemos dizer ESTE "NOME", pronunciando-o como escrito. ESTE "NOME" tem de ser pronunciado (na leitura bíblica e de rezas) como ADONAI (= MEU MESTRE). Quando nos referimos ao AQUILO INFINITO pelo Seu "NOME" (REFERÊNCIA/ALUSÃO) Particular (fora da leitura bíblica e de rezas), O chamamos HASHEM (= O NOME).

Sobre Zechariá (Zacarias) 9:9 e 10

Os evangelhos de Mateus 21:1 a 11 e João 12:12 a 16 afirmam que a profecia de Zacarias, do capítulo 9, versículos 9 e 10, foi cumprida quando "Jesus estava chegando a Jerusalém" e "encontrou um jumentinho e nele montou" (Bíblia Mensagem de Deus, Edições Loyola, 1989). Ora, qualquer pessoa (em qualquer época) pode ser chamada (por outros) rei e montar um jumento e dessa maneira entrar em Jerusalém afirmando estar cumprindo a profecia de Zacarias. Ainda assim essa seria uma ínfima parte da profecia, pois Zacarias deixa claro que para as filhas de Sião e Jerusalém virá o seu "rei", quando então D'US destrói todos os armamentos da terra, e o "rei" estabelece a paz com todas as nações, estendendo as bênçãos do seu reino 'até os confins da terra.' E como se sabe indiscutivelmente, não existe na História o registro de um 'rei de Israel' (supostamente do século 1 da nossa era) chamado 'Jesus (Ieshúa) de Nazaré' ou 'Jesus Filho de José'. Jesus nunca foi rei do povo de D'US na Terra de Israel, e por isso mesmo NÃO cumpriu a profecia de Zacarias 9:9, 10, porque ele não é o mashiach. Quando o (verdadeiro) mashiach surgir, sua identidade será revelada indubitavelmente pelo cumprimento de TODOS os detalhes da profecia de Zacarias 9:9 e 10 (e de outras):

"... filha de Sião..., filha de Jerusalém", "eis que teu rei vem a ti;... e ele proclamará a paz às nações. Seu domínio estender-se-á do mar ao mar, e do rio Eufrates até os confins da terra."
Bíblia Mensagem de Deus, Edições Loyola, 1989.

"... filha de Sião,... filha de Jerusalém," "agora o teu rei está chegando" e sua "palavra é de paz para as nações. O seu reino vai de um mar até o outro, do rio Eufrates até a extremidade do país."

"... ó filha de Sião;... ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti,... e ele anunciará paz aos gentios; e o seu domínio se estenderá de mar a mar, e desde o rio até às extremidades da terra."
Almeida Corrigida e Revisada Fiel ( http://www.bibliaonline.com.br/acf/zc/9 ).

"... ó filha de Sião;... ó filha de Jerusalém; eis que vem a ti o teu rei; ele é justo e traz a salvação;... ele anunciará paz às nações; e o seu domínio se estenderá de mar a mar, e desde o Rio até as extremidades da terra."
Almeida Revisada Imprensa Bíblica Brasileira ( http://www.bibliaonline.com.br/aa/zc/9 ).

"... ó filha de Sião;... ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei" e ele "anunciará paz às nações; o seu domínio se estenderá de mar a mar e desde o Eufrates até às extremidades da terra."
Almeida Revista e Atualizada ( http://www.bibliaonline.com.br/ra/zc/9 ).

"... ó filha de Sião;... ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti,... e ele anunciará paz às nações; e o seu domínio se estenderá de {um} mar a {outro} mar e desde o rio até às extremidades da terra."
Almeida Revista e Corrigida (1995) ( http://www.bibliaonline.com.br/rc/zc/9 ).

"... filha de Sião;... filha de Jerusalém; eis que vem a ti o teu rei. Ele é justo, e trás a salvação; ele... anunciará a paz às nações; o seu domínio se estenderá de mar a mar, e desde o Rio até as extremidades da terra."
Sociedade Bíblica Britânica ( http://www.bibliaonline.com.br/tb/zc/9 ).

"... cidade de Sião..., cidade de Jerusalém,... agora o seu rei está chegando". "Anunciará paz a todas as nações, e o seu domínio irá de mar a mar, do rio Eufrates até os confins da terra."
Edição Pastoral ( http://www.paulus.com.br/BP/_PUV.HTM ).

"... ó filha de Sião... ó filha de Jerusalém. Eis que vem a ti o teu próprio rei. ...E ele falará realmente de paz às nações; e seu domínio será de mar a mar e desde o Rio até os confins da terra."
Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas ( http://www.watchtower.org/t/biblia/zec/chapter_009.htm ).

"... filha de Sião,... filha de Jerusalém; eis que vem a ti o teu rei". "Ele proclamará a paz entre as nações, seu império estender-se-á de um mar ao outro, desde o rio até as extremidades da terra."

"Alegre-se muito, povo de Sião! Moradores de Jerusalém, cantem de alegria, pois o seu rei está chegando. ... Ele fará com que as nações vivam em paz; o seu reino irá de um mar a outro, e desde o rio Eufrates até os fins da terra."
Nova Tradução da Linguagem de Hoje ( http://www.biblianet.com.br/bibliaonline/ntlh/zacarias/9.html ).

"... ó filha de Tsión!... ó filha de Jerusalém! Eis que para ti se encaminha teu justo rei,... e ele falará somente de paz às nações. Seu domínio se estenderá de um mar a outro, e desde o rio (Eufrates) até os confins da terra."
Bíblia Hebraica por David Gorodovits e Jairo Fridlin; Editora & Livraria Sêfer; 2006.

Hoshêa (Oséias) 11:1 e Ieshaiáhu (Isaías) 7:14 por E. Araújo

O “novo testamento” aplica "Hoshea [Oséias] 11:1 ao menino Jesus, em sua fuga para o Egito, apresentada apenas no Evangelho de Mateus como uma determinação dada por meio de um anjo, em sonho, a José (Mateus 2:13-15). Segundo a narrativa, D-us não teria encontrado outro meio para salvar o "Seu Filho", senão pela violação de Sua Torah, na qual o Eterno determina que, entre os deveres de um rei judeu, está a proibição de fazer o povo retornar ao Egito, porque a Mitzvah é clara: "Nunca mais deveis retornar por este caminho" (Devarim [Deuteronômio] 17:16). A invenção de uma ida dos pais de Jesus ao Egito, para ficar-se numa análise mais benévola, não poderia jamais acontecer, diante da ameaça do Profeta Yieshayahu (Isaías): "Ai dos que descem ao Egito em busca de socorro... os que não atentam para o Santo de Israel, nem buscam ao Eterno" (Yieshayahu 31:1; ver 30:1, 2). Na verdade, a Torah considera a ida ao Egito em busca de socorro como um dos mais graves pecados contra o D-us de Israel (Devarim [Dt] 28:68), uma verdadeira negação da Primeira Pronunciação: "Eu sou o Eterno, teu D-us, que te fiz sair da Terra do Egito, da casa dos escravos" (Shemot [Êxodo] 20:2). Ir ao Egito, portanto, é uma traição ao Deus Libertador! Todavia, por mais incrível que possa parecer, esse ensino de aberrações terríveis, do ponto de vista da Torah, encontrou respaldo em outro exercício de fraude impensável: estava prevista essa ida ao Egito! Para isso, lemos em Mateus 2:14, 15 que José "levantou-se, tomou de noite o menino e sua mãe, e partiu para o Egito, e lá ficou até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor, por intermédio de seu profeta: 'Do Egito chamei o meu filho.'" Como sabido, essa citação refere-se a este texto de Hoshea [Os] 11:1: "Quando Israel era menino, Eu o amei; e do Egito chamei o meu filho." Esse texto sagrado, no entanto, nada tem a ver com a trama neo-testamentária, por simples razão: reporta-se à libertação de Israel do Egito, e não a uma futura ida de algum judeu para lá, algo proibido logo no verso 5, como também em vários outros textos do mesmo Profeta (Hoshea [Os] 7:16; 8:13 e 9:3). No texto citado, o Eterno está recordando o que já fez por Israel no passado e não o que Ele faria no futuro, pois o inteiro cenário tratado quanto a uma ida a Mitzrayim é sempre no contexto de castigo, pela rebeldia e pela violação da Torah (Devarim [Dt] 28:68). Pena que Mateus, sendo judeu, se realmente era, não viu nada disso, e deturpou a Torah para fundamentar a ida do menino Jesus ao Egito – um lugar proibido, para buscar refúgio e, com essa desobediência, livrar-se de Herodes, que viria a falecer mais tarde."

"Uma outra questão... tem a ver com a virgindade de Maria, quando do nascimento de Jesus Nazareno. Uma das invenções mais grosseiras do "Novo Testamento", de fato, consiste no ensino do nascimento virginal de Jesus, pois apresenta como erro do Criador a normal faculdade da geração e concepção de filhos, como escreveu Tomás de Aquino, considerado um dos baluartes do cristianismo, "doutor da igreja": 'D-us deveria ter encontrado uma maneira menos imunda para a procriação'. Essa rejeição da primeira de todas as Mitzvot da Torah, a da procriação (Bereshit [Gênesis] 1:28), pelo cristianismo, ao forjar o ensino de que Maria, mãe de Jesus, continuou sendo virgem após o parto, emprestou uma inexistente pecaminosidade ao sexo, como é crença generalizada na igreja, que proíbe o casamento de clérigos, exige o celibato de homens e mulheres que quiserem viver uma vida de maior santidade, desvirtuando, assim, a santidade do Matrimônio e o prazer sagrado que vem das relações sexuais (Mishley [Provérbios] 5:15-21). Como sempre ocorre, para fundamentar-se, a Falsidade precisa de um pouco de Verdade. Assim, nada mais "inteligente" do que construir a teologia da virgindade a partir de um texto mal aplicado do Tanach – e esse texto é o do Profeta Yieshayahu [Isaías] 7:14, que reza: "Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel" (Tradução de Almeida). A começar pelo fato de não constar no texto a palavra "virgem" (em hebraico: Betulah), mas Almah, que significa uma jovenzinha que ainda não menstruou. ...[A] igreja..., à semelhança das religiões do Egito, Índia, Pérsia etc., cujos avatares nasceram de virgens – Osíris, Krishna e Mitra – também [quis] apresentar ao mundo o seu deus (Jesus) como nascido de uma virgem. ... Essa falsidade não é exclusiva dos cristãos, porém é mais antiga do que sua fé. Entretanto, a única coisa que os cristãos não fizeram, para perceber a fragilidade dessa tremenda falsidade, foi ler o capítulo sete de Isaías todo ... [Ainda temos a questão do] tempo de cumprimento da própria profecia sobre o nascimento de Emanuel, como sinal Divino. Os cristãos tomaram o bonde errado, ao presumir que poderiam levar a profecia de Isaías 7:14 para sete séculos depois, uma vez que o Eterno fixara, por Seu santo Profeta Isaías o tempo preciso do cumprimento dessa profecia, que era de apenas até treze anos, ou seja, o tempo em que o menino faria seu Bar Mitzvah. Basta ler: "Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel. Ele comerá manteiga e mel quando souber desprezar o mal e escolher o bem. Na verdade, ANTES que este menino saiba desprezar o mal e escolher o bem, será desamparada a terra ante cujos dois reis tu tremes de medo" (Isaías 7:14-16). Os dois reis – Rezim, da Síria, e Peca, de Efraim [Samária] – uniram-se para atacar Judá, mas o Eterno disse que isso não resultaria em nada, e deu o sinal do nascimento de Emanuel – um sinal para os dias de Acaz, enquanto Judá estava sob a ameaça desses dois aliados. Não há como estender esse sinal para os dias em que os romanos dominavam a terra inteira de Israel. A simples leitura do inteiro capítulo 7 de Isaías expõe a fraude dos cristãos e a estranha estória da "virgem Maria"."
Professor Evilásio Araújo, de origem sefaradi (b'ney anussim), preside a sinagoga Beit Israel.

Ieshaiáhu (Isaías) 7:14

"Por isso, o próprio [ADONAI*] vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco."
Bíblia online Editora Ave-Maria ( http://www.avemaria.com.br/biblia/29/ISAIAS/7 ).

"Eis pois que [ADONAI*], Ele mesmo, vos dará um sinal: eis que a moça grávida dará à luz um filho e o chamará Imanuel ('Deus está conosco')."
Bíblia Hebraica, D. Gorodovits/ J. Fridlin, Editora & Livraria Sêfer.

"Por isso o próprio [ADONAI*] vos dará um sinal: Eis que a jovem mulher está grávida e dará à luz um filho, ao qual ela chamará de Emanuel."
Bíblia Mensagem de Deus, Edições Loyola.

A Bíblia de Jerusalém, Paulus; Bíblia Sagrada Edição Pastoral, Paulus; e, Bíblia Sagrada Tradução na Linguagem de Hoje, Sociedade Bíblica do Brasil, traduzem semelhantemente.

Naturalmente qualquer tradução bíblica jesuânica/yeshuânica defende o dogma da concepção virginal de Jesus baseada no texto grego que usa a palavra virgem, mas mesmo assim, a nota da Bíblia Mensagem de Deus admite que "de modo imediato todo este oráculo se refere aos acontecimentos de 735 a.C. e ao seu horizonte próximo: a jovem mulher é a rainha esposa de Acás; a criança a nascer como sinal da proteção divina é o filho e futuro sucessor de Acás, o piedoso rei Ezequias; a idade de discernimento da criança coincide, efetivamente, com a destruição do reino de Damasco e a devastação do de Samaria em 732 a.C." A nota da Bíblia Sagrada Tradução na Linguagem de Hoje, Sociedade Bíblica do Brasil, 1988, admite corretamente que "a palavra hebraica ['almah'] aqui traduzida por 'jovem' não é o termo que quer dizer 'virgem' ['betulah'], porém se refere a uma jovem com idade para se casar, seja virgem ou não. O uso da palavra 'virgem' em Mateus 1.23 vem de uma tradução grega do Antigo Testamento, feita uns quinhentos anos depois do profeta Isaías."


Mais informações sobre Ieshaiáhu 7:14 e 9:5, 6, no tópico:

Bíblia cristã explica Ieshaiáhu (Isaías) 7:14 e 9:5, 6




* Ocorrências do "NOME" (na verdade, da REFERÊNCIA ou ALUSÃO) DO AQUILO INFINITO. ESTE "NOME" é cognominado de “Tetragrama”, “que tem quatro letras”. Estas letras são Y, H, V, H. ESTE "NOME" ocorre 6.823 vezes no hebraico da bíblia Judaica ou Tanach. É necessário saber que não devemos dizer ESTE "NOME", pronunciando-o como escrito. ESTE "NOME" tem de ser pronunciado (na leitura bíblica e de rezas) como ADONAI (= MEU MESTRE). Quando nos referimos ao AQUILO INFINITO pelo Seu "NOME" (REFERÊNCIA/ALUSÃO) Particular (fora da leitura bíblica e de rezas), O chamamos HASHEM (= O NOME).

Ieshaiáhu (Isaías) 9:5 e 6

O “antigo testamento” (com a sua interpretação pagã de termos e conceitos judaicos) contradiz a bíblia judaica ou Tanach em diversas partes. Uma delas, por exemplo, está no livro do profeta Ieshaiáhu (Isaías), no capítulo 9, versículos 5 e 6. Abaixo, dois exemplos de traduções judaicas (obviamente, não pertencentes ao jesusismo):

"Porque a nós, nos é nascido um menino*, e a nós nos é dado um filho; o governo estará sobre os seus ombros, e Deus, que é Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Eterno Pai, o chamará 'Príncipe da Paz'; pois aumentar-se-á o governo e a paz sem fim sobre o trono de David e sobre o seu reino, para o estabelecer e para o firmar com juízo e com justiça desde agora e para sempre. O zelo de [ADONAI˚] dos Exércitos cumprirá isto."
Torá, A Lei de Moisés/ Meir Matzliah Melamed/ Editora e Livraria Sêfer/ 2001/ página 217.

"Pois nasceu entre nós uma criança*, um filho nos foi dado. E sobre seus ombros estará a autoridade; por isso o maravilhoso Conselheiro, o Deus Todo-Poderoso e Pai eterno, alcunhou-o de Sar-Shalom ('Príncipe da Paz'), para consolidar seu governo e para que sobre o trono de David e seu reinado não cesse jamais de haver paz, que será estabelecida e mantida através de justiça e retidão, desde agora e para todo o sempre. O zelo de [ADONAI˚] dos Exércitos há de tornar isto realidade."
Bíblia Hebraica/ David Gorodovits e Jairo Fridlin/ Editora e Livraria Sêfer.

*Alguns entendem que essa profecia se cumpriu nos próprios dias do profeta, na pessoa do rei Chizkiáhu (Ezequias), filho de Achaz. Outros entendem que se trata de uma profecia messiânica, obviamente, a se cumprir [pois que Jesus não estabeleceu nenhum reino davídico, eterno, em Jerusalém].

* Ocorrências do "NOME" (na verdade, da REFERÊNCIA ou ALUSÃO) DO AQUILO INFINITO. ESTE "NOME" é cognominado de “Tetragrama”, “que tem quatro letras”. Estas letras são Y, H, V, H. ESTE "NOME" ocorre 6.823 vezes no hebraico da bíblia Judaica ou Tanach. É necessário saber que não devemos dizer ESTE "NOME", pronunciando-o como escrito. ESTE "NOME" tem de ser pronunciado (na leitura bíblica e de rezas) como ADONAI (= MEU MESTRE). Quando nos referimos ao AQUILO INFINITO pelo Seu "NOME" (REFERÊNCIA/ALUSÃO) Particular (fora da leitura bíblica e de rezas), O chamamos HASHEM (= O NOME).

Bereshit ou Gênesis Capítulo 6

"E quando o homem começou a multiplicar-se sobre a face da terra e a nascerem-lhe filhas, viram os filhos dos senhores que as filhas do homem eram formosas, e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram. E [ADONAI*] disse: 'Meu espírito não lutará Comigo para sempre por causa do homem por ser ele de carne, e por isso os seus dias serão 120 anos.' Os gigantes estavam na terra naqueles dias, e também depois, quando conheceram estes filhos dos senhores as filhas do homem, e lhes deram filhos; estes foram os valentes que sempre houve, homens de renome. E [ADONAI*] viu que era grande a maldade do homem na terra, e que todo impulso dos pensamentos do seu coração era todo dia exclusivamente mau."
Versículos de 1 ao 5, Bíblia Hebraica, Gorodovits e Fridlin, Editora e Livraria Sêfer.

Os filhos dos senhores eram os poderosos (os gigantes) da época, que não conheciam limites, daí não tinham o mínimo respeito pelas filhas do homem, quer dizer, as filhas da população comum, as de classe baixa, que não tinham como resistir a eles. Estes homens tomavam para si mulheres de todas as que escolhiam, solteiras e casadas, mesmo contra a vontade delas. Não só por causa dessa exploração sexual, mas por causa da maldade em geral, o CRIADOR estabelece um prazo de 120 anos para a humanidade mudar o seu proceder.

"Filhos dos senhores" (outras traduções possíveis: "filhos dos poderosos"; "filhos dos grandes").


* Ocorrências do "NOME" (na verdade, da REFERÊNCIA ou ALUSÃO) DO AQUILO INFINITO. ESTE "NOME" é cognominado de “Tetragrama”, “que tem quatro letras”. Estas letras são Y, H, V, H. ESTE "NOME" ocorre 6.823 vezes no hebraico da bíblia Judaica ou Tanach. É necessário saber que não devemos dizer ESTE "NOME", pronunciando-o como escrito. ESTE "NOME" tem de ser pronunciado (na leitura bíblica e de rezas) como ADONAI (= MEU MESTRE). Quando nos referimos ao AQUILO INFINITO pelo Seu "NOME" (REFERÊNCIA/ALUSÃO) Particular (fora da leitura bíblica e de rezas), O chamamos HASHEM (= O NOME).

A vinda Única do Mashiach e o Fim do Pecado

O objetivo da vinda Única do mashiach não é ele morrer como sacrifício a D'US pelos pecados dos outros, antes, é exatamente o contrário, é ele viver, porque por ocasião do seu aparecimento, toda "a terra será preenchida com o conhecimento da glória de [ADONAI*]", e com a Sua Adoração. (Havacuc 2:14) Assim, a vinda do mashiach não tem como estar associada a acontecimentos de conspiração, traição, prisão, morte (sacrificial), ressurreição [do mashiach], ascensão e volta (segunda vinda). Sim, o Fim do Pecado está associado não a um sacrifício humano, mas ao pleno conhecimento e Adoração de HASHEM. O ponto de partida será entre os judeus, em Jerusalém.

"Diz [ADONAI*]... Estabelecerei um novo pacto com a Casa de Israel e com a Casa de Judá [:]... Farei com que internalizem Minha Torá em todo o seu ser e a gravarei em seu coração;... não mais precisarão sugerir, cada um a seu vizinho e cada um a seu irmão: 'Reconhece a [ADONAI*]', pois todos já Me conhecerão, do mais humilde ao mais destacado - diz [ADONAI*] - pois perdoarei sua iniquidade e não mais lembrarei seu pecado." "Assim disse [ADONAI*] que tudo faz acontecer; [ADONAI*] que tudo cria e determina – [ADONAI*] é o Seu Nome: Hei de purificá-los de toda a iniquidade que praticaram, pecando contra Mim, e os perdoarei por seus pecados e por suas transgressões contra Mim. E isto será para Mim um renome que significará regozijo, louvor e glória, e assim será também para todas as nações da terra que tomarem conhecimento de todo o bem que lhes fiz ... . Aproximam-se os dias [da vinda do mashiach] - diz [ADONAI*] - em que tornarei realidade a boa palavra que pronunciei em relação à Casa de Israel e à Casa de Judá. Naqueles dias, nesta época, farei com que da semente de David brote um rebento [o mashiach] pleno de retidão, que saberá praticar justiça e retidão nesta terra. Naqueles dias, Judá será redimida e Jerusalém viverá em segurança, e o nome pelo qual ela (Jerusalém) será chamada significará '[ADONAI*] é nossa retidão'." "Ó [ADONAI*] Deus! Tu fizeste o céu e a terra ...; nada há que Te seja oculto. ... Teu olhar se estende por sobre os caminhos trilhados pelos filhos dos homens, para dar a cada um segundo os caminhos que escolheram e os atos que praticaram." Aos filhos de Israel e de Judá, Eu, o CRIADOR, "dar-lhes-ei um coração e os conduzirei a um caminho, através dos quais mantenham para sempre seu temor por Mim, para seu bem e para o de seus descendentes depois deles. Estabelecerei com eles um pacto eterno, segundo o qual não mais Me apartarei deles, para sempre lhes proporcionar o bem; e imbuirei seus corações de temor a Mim, para que não mais se afastem de Mim. E rejubilar-Me-ei por lhes fazer o bem".
Irmiáhu (Jeremias) 31:30 ao 33; 33:2, 8, 9, 14 ao 16; 23:5 e 6; 32:17, 19, 37 ao 41
"Então aspergirei sobre vós água limpa, e sereis purificados de todas as vossas impurezas, e de todas as vossas impurezas e idolatrias Eu [o CRIADOR] vos purificarei. Dar-vos-ei também um novo coração, e ... um novo espírito, ... . Porei em vós o Meu espírito, e farei com que saibais seguir Meus estatutos e cumprir Meus juízos. Vivereis na terra que dei a vossos pais; ... . Sereis purgados de todas as vossas contaminações". Os filhos de Israel não "contaminarão mais a si mesmos com seus ídolos, nem com as suas abominações, nem com quaisquer de suas transgressões; em vez disso, Eu os... purificarei... . E o Meu servo [mashiach, descendente de David,] será rei sobre todos eles ... ; andarão nos Meus juízos e guardarão os Meus estatutos, e os cumprirão. E habitarão na terra que dei ao Meu servo Jacob ... eles, seus filhos e seus netos para sempre; e Meu servo [mashiach, descendente de David,] será seu príncipe para sempre. ... E porei para sempre Meu Santuário em seu meio. A Minha Morada estará sobre eles, ... e as nações saberão que Eu sou [ADONAI*] que santifica Israel, quando o Meu Santuário estiver no meio deles para sempre.”
Iechezkel (Ezequiel) 36:25 ao 29; 37:21 ao 28

Todos os versículos são da Bíblia Hebraica por David Gorodovits e Jairo Fridlin, Editora & Livraria Sêfer.

* Ocorrências do "NOME" (na verdade, da REFERÊNCIA ou ALUSÃO) DO AQUILO INFINITO. ESTE "NOME" é cognominado de “Tetragrama”, “que tem quatro letras”. Estas letras são Y, H, V, H. ESTE "NOME" ocorre 6.823 vezes no hebraico da bíblia Judaica ou Tanach. É necessário saber que não devemos dizer ESTE "NOME", pronunciando-o como escrito. ESTE "NOME" tem de ser pronunciado (na leitura bíblica e de rezas) como ADONAI (= MEU MESTRE). Quando nos referimos ao AQUILO INFINITO pelo Seu "NOME" (REFERÊNCIA/ALUSÃO) Particular (fora da leitura bíblica e de rezas), O chamamos HASHEM (= O NOME).

Ascensão do mashiach?

É interessante observar que dos quatro evangelhos, somente os evangelhos de Lucas e de Marcos é que mencionam a “ascensão” de Jesus. Os evangelhos de Mateus e de João não mencionam esse acontecimento. Tanto Lucas quanto Marcos descrevem esse acontecimento em um único versículo, e não afirmam que seja o cumprimento de alguma profecia da Bíblia Judaica ou Tanach, até porque, uma vez que o surgimento do mashiach é único, é definitivo, para acabar com o pecado, com a maldade, com o sofrimento e mesmo com a morte, consequentemente, ele não morrerá, e, obviamente, não será ressuscitado e nem ascenderá ao céu (o céu não necessita de mashiach, daí que ele não teria nenhuma utilidade lá, mas a Terra necessita do mashiach, daí que Só aqui, na Terra, que ele será útil), portanto, não existe NENHUMA profecia sobre ascensão (como tampouco sobre traição, morte e/ou ressurreição) do mashiach. (Marcos 16:19; Lucas 24:51) A vinda do mashiach não ocasionará Nenhuma transferência do corpo humano para o céu, "pois... [ADONAI*] que criou os céus - Ele, que verdadeiramente é Deus,... formou a terra e a estabeleceu, não para ser deserta e, sim, para ser habitada", porque "de [ADONAI*] são os céus, mas aos homens Ele entregou a terra."
Ieshaiáhu (Isaías) 45:18; Tehilim (Salmos) 115:16

"Saiba que os perversos serão abatidos, mas os que esperam em [ADONAI*], eles herdarão a terra. E os humildes herdarão a terra e deleitar-se-ão com a paz completa. Os Seus [do CRIADOR] abençoados herdarão a terra, e os que Ele amaldiçoar perecerão. Os justos herdarão a terra e habitarão para sempre. Espera em [ADONAI*] e guarda o Seu caminho, então Ele te elevará para herdar a terra e contemplar a ruína dos maus."
Tehilim (Salmos) 37:9, 11, 22, 29, 34

"Do teu povo, todos serão justos, [e] eles herdarão a terra para sempre." "O Santíssimo de Israel será reconhecido como Deus de toda a terra."
Ieshaiáhu (Isaías) 60:21; 54:5

"Será, então, que chamarão Jerusalém de trono de [ADONAI*], e a ela virão todas as nações para se unirem ao nome de [ADONAI*], em Jerusalém".

Irmiáhu (Jeremias) 3:17



Bíblia Hebraica por David Gorodovits e Jairo Fridlin, Editora & Livraria Sêfer.

* Ocorrências do "NOME" (na verdade, da REFERÊNCIA ou ALUSÃO) DO AQUILO INFINITO. ESTE "NOME" é cognominado de “Tetragrama”, “que tem quatro letras”. Estas letras são Y, H, V, H. ESTE "NOME" ocorre 6.823 vezes no hebraico da bíblia Judaica ou Tanach. É necessário saber que não devemos dizer ESTE "NOME", pronunciando-o como escrito. ESTE "NOME" tem de ser pronunciado (na leitura bíblica e de rezas) como ADONAI (= MEU MESTRE). Quando nos referimos ao AQUILO INFINITO pelo Seu "NOME" (REFERÊNCIA/ALUSÃO) Particular (fora da leitura bíblica e de rezas), O chamamos HASHEM (= O NOME).